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Título : O impacto das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de pré–escolares
Autor : PIRES, Maria Isadora Vilarim de Alencar
Palabras clave : Psicomotricidade; Educação física para crianças; Desenvolvimento infantil; Ludicidade
Fecha de publicación : 20-ago-2021
Resumen : A infância é reconhecida como um tempo importante, e a Educação Infantil foi reconhecida como direito da criança. Com isso faz necessário que a Educação Física esteja presente nessa faixa etária. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, ajudando na construção do desenvolvimento holístico da criança. Objetiva identificar na literatura como as atividades lúdicas influenciam no desenvolvimento psicomotor no ensino pré-escolar. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura que buscou compreender como as atividades lúdicas influenciam no desenvolvimento psicomotor no ensino pré-escolar, cujos dados foram obtidos através das bibliotecas virtuais (BVS e Scielo). Sendo realizado um corte temporal de 2000 a 2020. Após critérios de inclusão e exclusão foram lidos os estudos na íntegra, e suas informações foram analisadas, organizadas de forma estruturada em tabelas e discutidos a luz das teorias do desenvolvimento psicomotor. Foram encontrados inicialmente 137 artigos, sendo excluídos 39 duplicatas. Os artigos restantes foram lidos os títulos e resumos sendo selecionados 13 artigos para leitura completa. Destes, 07 foram incluídos no trabalho final. Com o desenvolvimento desta pesquisa, foi possível identificar que o professor de Educação Física precisa desenvolver o hábito de observar se a criança possui um desenvolvimento psicomotor adequado, assim, proporcionando em suas aulas, atividades que estejam de acordo com as necessidades de cada criança. É de suma importância ampliar os estudos sobre a Educação Física e sua importância para o desenvolvimento psicomotor da criança, onde pode-se estimular e reeducar os movimentos dela. Para isso, deve-se conhecer as funções psicomotoras e qual a sua contribuição para o crescimento infantil. Desta maneira, a psicomotricidade permite a expressão do movimento, refletindo na estimulação psicomotora, criando assim uma comunicação corporal recheado de significados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43890
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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