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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43890

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAGÃO, Raquel da Silva-
dc.contributor.authorPIRES, Maria Isadora Vilarim de Alencar-
dc.date.accessioned2022-04-12T21:24:20Z-
dc.date.available2022-04-12T21:24:20Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43890-
dc.description.abstractA infância é reconhecida como um tempo importante, e a Educação Infantil foi reconhecida como direito da criança. Com isso faz necessário que a Educação Física esteja presente nessa faixa etária. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, ajudando na construção do desenvolvimento holístico da criança. Objetiva identificar na literatura como as atividades lúdicas influenciam no desenvolvimento psicomotor no ensino pré-escolar. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa desenvolvido a partir de uma revisão integrativa da literatura que buscou compreender como as atividades lúdicas influenciam no desenvolvimento psicomotor no ensino pré-escolar, cujos dados foram obtidos através das bibliotecas virtuais (BVS e Scielo). Sendo realizado um corte temporal de 2000 a 2020. Após critérios de inclusão e exclusão foram lidos os estudos na íntegra, e suas informações foram analisadas, organizadas de forma estruturada em tabelas e discutidos a luz das teorias do desenvolvimento psicomotor. Foram encontrados inicialmente 137 artigos, sendo excluídos 39 duplicatas. Os artigos restantes foram lidos os títulos e resumos sendo selecionados 13 artigos para leitura completa. Destes, 07 foram incluídos no trabalho final. Com o desenvolvimento desta pesquisa, foi possível identificar que o professor de Educação Física precisa desenvolver o hábito de observar se a criança possui um desenvolvimento psicomotor adequado, assim, proporcionando em suas aulas, atividades que estejam de acordo com as necessidades de cada criança. É de suma importância ampliar os estudos sobre a Educação Física e sua importância para o desenvolvimento psicomotor da criança, onde pode-se estimular e reeducar os movimentos dela. Para isso, deve-se conhecer as funções psicomotoras e qual a sua contribuição para o crescimento infantil. Desta maneira, a psicomotricidade permite a expressão do movimento, refletindo na estimulação psicomotora, criando assim uma comunicação corporal recheado de significados.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO impacto das atividades lúdicas no desenvolvimento psicomotor de pré–escolarespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6534495694537491pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5273864023412641pt_BR
dc.description.abstractxChildhood is recognized as an important time, and Early Childhood Education has been recognized as a child’s right. This makes it necessary that physical education is present in this age group. The playful is part of the essential activities of human dynamics, working with body culture, helping in the construction of the holistic development of the child. Aims to identify in the literature how recreational activities influence psychomotor development in preschool education. This is a descriptive study with a quantitative approach developed from an integrative literature review that sought to understand how playful activities influence the psychomotor development in preschool education, whose data were obtained through virtual libraries (BVS and Scielo). A time cut was made from 2000 to 2020. After inclusion and exclusion criteria, the studies were read in full, and their information was analyzed, organized in a structured way in tables and discussed in the light of psychomotor development theories. Initially were found 137 articles, being excluded 39 duplicates. The remaining articles were read the titles and abstracts and 13 articles were selected for full reading. Of these, 07 were included in the final work. With the development of this research, it was possible to identify that the Physical Education teacher needs to develop the habit of observing if the child has an adequate psychomotor development, thus providing in their classes, activities that are in accordance with the needs of each child. It is of paramount importance to expand the studies on physical education and its importance for the child’s psychomotor development, where one can stimulate and re-educate its movements. For this, one must know the psychomotor functions and what their contribution to child growth. In this way, psychomotricity allows the expression of movement, reflecting on psychomotor stimulation, thus creating a body communication filled with meanings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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