Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43889
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Patrícia Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T21:17:06Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T21:17:06Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43889 | - |
dc.description.abstract | A Educação infantil, primeira fase da Educação básica, é considerada por muitos autores como um divisor de águas na vida das crianças, pois é nessa fase que se concentrar seu maior potencial para o desenvolvimento. Nota-se que últimas décadas os números de pesquisas relacionadas a Educação infantil aumentaram exponencialmente. Assim, Educação Física que também faz parte da grade curricular da educação infantil, tem por finalidade oportunizar os alunos ampliar e desenvolver suas habilidades motoras como coordenação dinâmica geral e equilíbrio. Através dessas vivências as crianças desenvolvem habilidades/capacidades motoras de maneira adequada, prevenindo assim qualquer déficit motor futuro no desenvolvimento contribuindo também com as questões socioemocionais/afetivas e cognitivas. Portanto, tem-se como objetivo nesse estudo verificar, através da literatura, verificar a importância das atividades psicomotoras para o desenvolvimento das habilidades, coordenação dinâmica geral e equilíbrio. O presente trabalho foi realizado por meio de uma Revisão bibliográfica da literatura com diferentes estudos já realizados, a partir de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais. Assim, conclui-se que as aulas Educação Física no ensino infantil, por meio das atividades psicomotoras oportunizam aos alunos o pleno desenvolvimento das habilidades motoras coordenação dinâmica geral e equilíbrio, utilizando para isso o movimento corporal, são importantes porque devolvem nas crianças melhores índices de desenvolvimento motor e aprendizagem em todos os campos das ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.title | A psicomotricidade como ação pedagógica aplicada às aulas de educação física na educação infantil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Early childhood education, the first phase of basic education, is considered by many authors as a watershed in children's lives, as it is in this phase that its greatest potential for development is concentrated. Note that in recent decades the number of researches related to early childhood education has increased exponentially. Physical Education, which is also part of the early childhood education curriculum, aims to provide opportunities for students to expand and develop their motor skills such as general dynamic coordination and balance through psychomotor activities. Psychomotricity is the science that has as its object of study the man through his moving body and in relation to his internal and external world. Through these experiences, children develop adequate motor skills, thus avoiding any future motor deficit. In addition to improving their affective, cognitive and social development. Therefore, the aim of this study is to verify through the literature the importance of the psychomotor methodology for the development of skills, general dynamic coordination and balance. The present work was carried out through a literature review of the literature with different studies already carried out, from publications of national and international scientific articles 2011 to 2121. Thus, it is concluded that Physical Education classes in early childhood education, through the psychomotor activities give students the opportunity to fully develop their motor skills, using body movement for this. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucena, Patrícia Silva de.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons