Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43783

Share on

Title: Acidentes envolvendo produtos perigosos em vias de tráfego: dificuldade por parte dos órgãos de segurança pública em isolar as vias de acordo com o manual para emergências da ABIQUIM.
Authors: SANTOS JÚNIOR, Allano Gustavo Monteiro
Keywords: Substâncias perigosas – Transporte; Rodovias – Medidas de segurança; Segurança pública; Associação Brasileira da Indústria Química
Issue Date: 2-Aug-2019
Citation: SANTOS JÚNIOR, Allano Gustavo Monteiro. Acidentes envolvendo produtos perigosos em vias de tráfego: dificuldade por parte dos órgãos de segurança pública em isolar as vias de acordo com o manual para emergências da ABIQUIM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O desenvolvimento dos países leva a um crescimento da indústria química, com isso ocorre um aumento da demanda de transportar alguns produtos perigosos para abastecer as indústrias. Além disso, um acidente envolvendo algum produto deste tipo pode acarretar sérios riscos à saúde humana, ao meio ambiente e a tudo que o cerca. Antigamente não existia uma padronização mundial de como deveriam agir os agentes de segurança pública em caso de um acidente envolvendo produtos perigosos, e isso dificultava as ações de órgãos de segurança pública em atuar ante a sinistros desse tipo, pois cada produto tem uma característica, e são inúmeros os procedimentos que podem ser ou não utilizados por partes dos agentes de segurança que presenciam um acidente como esse. A ONU tem o livro Orange book, para identificar cada produto perigoso por números e dar algumas instruções padronizadas de como se deve agir com cada tipo de produto. No Brasil o livro laranja da ONU inspirou a criação do manual para atendimento a emergências da ABIQUIM e esse manual serve de guia para que os agentes de segurança pública no país prestem as ações de primeiros socorros em caso de um acidente envolvendo produtos perigosos. O presente trabalho tem o objetivo de abordar como um agente de segurança pública no Brasil utiliza o manual da ABIQUIM para identificar algum produto perigoso nas malhas rodoviárias, além de indicar medidas que precisam ser tomadas para prestar socorro às vítimas. Dentre essas ações se destaca o isolamento que precisa ser feito em locais de acidentes com produtos perigosos, que é a retirada de todas as pessoas próximas ao local do acidente para que elas não venham a se intoxicar, ou sofrer graves consequências. Além disso, é exposto que patologias nas rodovias ou trânsitos intensos podem dificultar que as equipes de segurança venham a isolar as áreas conforme o manual recomenda. Tudo isso é exposto conforme uma metodologia qualitativa que indica as ações tomadas pelos agentes de segurança pública no Brasil que trabalham em um acidente envolvendo um produto perigoso com a utilização do manual da ABIQUIM, e um estudo de caso que mostra um suposto acidente envolvendo o cianeto de hidrogênio, que tem uma distância de segurança indicada pelo manual de 8,4km. Concluindo, existe a extrema dificuldade ou quase impossibilidade de se fazer o isolamento de determinadas áreas conforme é orientado no manual da ABIQUIM.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43783
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS JUNIOR, Allano Gustavo Monteiro.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons