Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43776

Share on

Title: Distribuição de probabilidade de chuvas intensas e determinação de IDF no município de Caruaru-PE.
Authors: MENDES, Kevin Matheus Correia
Keywords: Hidrologia - Caruaru (PE); Chuvas – Frequência da intensidade – Caruaru (PE); Variáveis aleatórias; Precipitação (Meteorologia) - Previsão; Previsão hidrológica - Metodologia
Issue Date: 20-Dec-2019
Citation: MENDES, Kevin Matheus Correia. Distribuição de probabilidade de chuvas intensas e determinação de IDF no município de Caruaru-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: No dimensionamento de obras de engenharia hidráulica a estimativa de uma precipitação de projeto é de extrema importância. A previsão das chuvas depende de diversos fatores, o que torna a sua estimativa mais simples com processos estocásticos. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo as distribuições de Gumbel (GUM), Log-Normal de dois parâmetros (LN2P), Generalizada de Valores Extremos (GEV), Fréchet com dois e três parâmetros (FRE2P e FRE3P), Weibull com dois e três parâmetros (W2P e W3P), Gama (GAM2P), e Pareto com dois e três parâmetros (PAR2P e PAR3P) ao ajuste de precipitação máxima diária anual (PMDA) na cidade de Caruaru (agreste de Pernambuco). Foi utilizada uma série de PMDA a partir de dados obtidos na Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) e na Agência Nacional de Águas (ANA). Para avaliar a qualidade de aderência das distribuições, foram utilizados os testes de aderência de Anderson Darling (AD), Kolmogorov-Smirnov (KS), o teste Qui-Quadrado de Pearson (χ2) e o coeficiente de determinação (R²). O Método da Verossimilhança apresentou uma melhor qualidade de ajuste que o Método dos Momentos. A distribuição Generalizada de Valores Extremos (GEV) obteve os melhores resultados para o teste de Anderson-Darling (AD) em ambos os métodos para estimar os parâmetros. Dentre os testes de aderência utilizados o teste de Anderson-Darling (AD) foi considerado o mais restritivo. Na verificação da qualidade do ajuste dos parâmetros às relações IDF foi usado coeficiente de desempenho de Willmott. Para todas as distribuições empregadas neste estudo, os coeficientes de desempenho de Willmott apresentaram valores acima de 0,99, conferindo um perfeito ajuste das relações IDF com coeficientes de determinação próximos de 1,0.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43776
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MENDES, Kevin Matheus Correia .pdf965.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons