Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721
Share on
Title: | Uma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental. |
Authors: | SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros; Equações - Conhecimentos e aprendizagem; Distúrbios de aprendizagem - Análise |
Issue Date: | 11-Dec-2019 |
Citation: | SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da. Uma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. |
Abstract: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais dificuldades os alunos apresentam ao responderem problemas que envolvem a equação do primeiro grau e o que eles entendem por esses conteúdo, pois, sabemos que esse conteúdo vem sido trabalhado desde o 7ºano e assim, a dificuldade ainda torna-se constante. Para isto utilizamos um questionário aplicado a vinte e nove alunos para que assim possa explorar algumas situações problema da equação do primeiro grau. A aplicação se realizou em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir a equação do primeiro grau. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensavam o uso do cálculo. Pode-se constatar que, a partir do momento que o aluno chega à sala de aula, traz consigo um conjunto de saberes matemáticos já construídos1 e é importante que a sistematização da construção de novos conhecimentos seja estruturada de forma progressiva e contínua, de maneira que não gere uma dificuldade na aprendizagem do aluno. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da .pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License