Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721

Compartilhe esta página

Título: Uma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental.
Autor(es): SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros; Equações - Conhecimentos e aprendizagem; Distúrbios de aprendizagem - Análise
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da. Uma análise dos erros sobre o conteúdo de equação do 1° grau cometidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais dificuldades os alunos apresentam ao responderem problemas que envolvem a equação do primeiro grau e o que eles entendem por esses conteúdo, pois, sabemos que esse conteúdo vem sido trabalhado desde o 7ºano e assim, a dificuldade ainda torna-se constante. Para isto utilizamos um questionário aplicado a vinte e nove alunos para que assim possa explorar algumas situações problema da equação do primeiro grau. A aplicação se realizou em uma turma do 8º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir a equação do primeiro grau. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensavam o uso do cálculo. Pode-se constatar que, a partir do momento que o aluno chega à sala de aula, traz consigo um conjunto de saberes matemáticos já construídos1 e é importante que a sistematização da construção de novos conhecimentos seja estruturada de forma progressiva e contínua, de maneira que não gere uma dificuldade na aprendizagem do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43721
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Thiago Gomes Gonçalves da .pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons