Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43719

Comparte esta pagina

Título : Justificativas apresentadas por alunos do 8o ano da escola do campo sobre o uso de procedimentos de área e perímetro nas suas atividades produtivas.
Autor : SILVA, Osmar Renan da
Palabras clave : Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Etnomatemática; Educação rural
Fecha de publicación : 12-dic-2019
Citación : SILVA, Osmar Renan da. Justificativas apresentadas por alunos do 8o ano da escola do campo sobre o uso de procedimentos de área e perímetro nas suas atividades produtivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.
Resumen : Nessa investigação buscamos compreender como representar um conhecimento da matemática cultural para uma atividade com alunos do campo de forma a tornar esse conhecimento entrelaçado a sua realidade, também buscamos traduzir esse conhecimento presente no dia a dia do alunos para uma linguagem da matemática utilizada no ambiente escolar. Assim a ênfase dessa investigação procura mostrar como o aluno relaciona a matemática desenvolvida no seu grupo cultural no ambiente escolar referente a área e perímetro de figuras geométricas planas, procurando avançar no desenvolvimento e rendimento escolar. Baseados nas teorias de D’Ambrosio (2016), Rosa e Orey (2013) a investigação foi realizada a partir de um questionário para que os alunos descrevam como são feitas suas tarefas e procedimentos que envolvam área e perímetro, sendo aplicada aos 23 alunos do 8º ano do ensino fundamental da rede municipal do distrito de Serra Negra no município de Bezerros – PE. Dessa maneira a Etnomatemática explica como são desenvolvidos os conhecimentos matemáticos que povos de culturas diferentes desenvolvem para solucionar problemas do seu cotidiano buscando verificar e compreender estratégias que muitas vezes estão distantes do que é visto em livros e no ambiente escolar. E com o questionário percebemos que os alunos não chegando ao resultado esperado, observamos que o aluno em si só reproduz sem entender o que existe por trás de cada número e fórmula, mas contribuiu muito para as conclusões desse trabalho.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43719
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Osmar Renan da.pdf1,48 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons