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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43719

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSILVA, Osmar Renan da-
dc.date.accessioned2022-04-07T15:37:06Z-
dc.date.available2022-04-07T15:37:06Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSILVA, Osmar Renan da. Justificativas apresentadas por alunos do 8o ano da escola do campo sobre o uso de procedimentos de área e perímetro nas suas atividades produtivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43719-
dc.description.abstractNessa investigação buscamos compreender como representar um conhecimento da matemática cultural para uma atividade com alunos do campo de forma a tornar esse conhecimento entrelaçado a sua realidade, também buscamos traduzir esse conhecimento presente no dia a dia do alunos para uma linguagem da matemática utilizada no ambiente escolar. Assim a ênfase dessa investigação procura mostrar como o aluno relaciona a matemática desenvolvida no seu grupo cultural no ambiente escolar referente a área e perímetro de figuras geométricas planas, procurando avançar no desenvolvimento e rendimento escolar. Baseados nas teorias de D’Ambrosio (2016), Rosa e Orey (2013) a investigação foi realizada a partir de um questionário para que os alunos descrevam como são feitas suas tarefas e procedimentos que envolvam área e perímetro, sendo aplicada aos 23 alunos do 8º ano do ensino fundamental da rede municipal do distrito de Serra Negra no município de Bezerros – PE. Dessa maneira a Etnomatemática explica como são desenvolvidos os conhecimentos matemáticos que povos de culturas diferentes desenvolvem para solucionar problemas do seu cotidiano buscando verificar e compreender estratégias que muitas vezes estão distantes do que é visto em livros e no ambiente escolar. E com o questionário percebemos que os alunos não chegando ao resultado esperado, observamos que o aluno em si só reproduz sem entender o que existe por trás de cada número e fórmula, mas contribuiu muito para as conclusões desse trabalho.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleJustificativas apresentadas por alunos do 8o ano da escola do campo sobre o uso de procedimentos de área e perímetro nas suas atividades produtivas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxIn this investigation we seek to understand how to represent a knowledge of cultural mathematics for an activity with students in the field in order to make this knowledge intertwined with their reality, we also seek to translate this knowledge present in students' daily lives into a language of mathematics used in the school environment . Thus the emphasis of this investigation seeks to show how the student relates the mathematics developed in his cultural group in the school environment, referring to the area and perimeter of flat geometric figures, seeking to advance in school development and performance. Based on the theories of D'Ambrosio (2016), Rosa and Orey (2013) the investigation was carried out through a questionnaire for students to describe how their tasks and procedures involving area and perimeter are done, being applied to the 23 students of the 8th year of elementary school in the municipal district of Serra Negra in the municipality of Bezerros - PE. In this way, Ethnomathematics explains how the mathematical knowledge developed by people from different cultures is developed to solve problems in their daily lives, seeking to verify and understand strategies that are often far from what is seen in books and in the school environment. And with the questionnaire, we realized that the students did not reach the expected result, we observed that the student itself reproduces without understanding what exists behind each number and formula, but contributed a lot to the conclusions of this work.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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