Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43716
Compartilhe esta página
Título: | A perspectiva para o ensino e aprendizagem de matemática direcionados a inclusão de alunos com necessidades especiais: uma análise na Revista Brasileira de Educação Matemática. |
Autor(es): | SILVA, Jerlandia Lopes da |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Educação inclusiva; Estudantes com deficiência; Pesquisa bibliográfica |
Data do documento: | 12-Dez-2019 |
Citação: | SILVA, Jerlandia Lopes da. A perspectiva para o ensino e aprendizagem de matemática direcionados a inclusão de alunos com necessidades especiais: uma análise na Revista Brasileira de Educação Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito das perspectivas do ensino e aprendizagem para inclusão de alunos com necessidades especiais. No qual buscou analisar alguns trabalhos acadêmicos publicados na revista brasileira de educação matemática nas 61 edições. Para esse levantamento focamos nas seguintes palavras-chave: Inclusão, material didáticos, deficiência, autismo, surdez, TDAH, educação especial, deficiente visual, deficiente físico e síndrome de Down. Que foram base para o nosso objeto de estudo. Realizamos a organização pela identificação; no titulo, resumo e/ou palavra-chave dos artigos que abordam alguma especificidade. Na análise dos dados coletados, classificamos em dois momentos: No primeiro momento realizamos um levantamento de dados e construção de gráficos mediante os seguintes critérios: Regiões Brasileiras e Ano da pesquisa; Tipos de Necessidades Especiais; Público Alvo da Pesquisa; Conteúdos Matemáticos a bordados em relação ao Nível de Escolarização. No segundo momento apresentamos os resumos contendo os objetivos, metodologia e resultados apresentados nas produções de acordos com as necessidades especiais. Como resultado concluiu o desejo que esta pesquisa provoque um estímulo para novas pesquisas dessa ênfase, com trabalhos que visem a inclusão de alunos com Necessidades Especiais no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, e ressaltamos que é possível ensinar Matemática para alunos com NE (Necessidades especiais), por meio de recursos/práticas pedagógica, que visem motivar, assegurar, estimular e garantir a esses alunos a aprendizagem de conceitos matemáticos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43716 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jerlandia Lopes da.pdf | 649,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons