Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43716

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Jerlandia Lopes da-
dc.date.accessioned2022-04-07T15:36:22Z-
dc.date.available2022-04-07T15:36:22Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.citationSILVA, Jerlandia Lopes da. A perspectiva para o ensino e aprendizagem de matemática direcionados a inclusão de alunos com necessidades especiais: uma análise na Revista Brasileira de Educação Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43716-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica a respeito das perspectivas do ensino e aprendizagem para inclusão de alunos com necessidades especiais. No qual buscou analisar alguns trabalhos acadêmicos publicados na revista brasileira de educação matemática nas 61 edições. Para esse levantamento focamos nas seguintes palavras-chave: Inclusão, material didáticos, deficiência, autismo, surdez, TDAH, educação especial, deficiente visual, deficiente físico e síndrome de Down. Que foram base para o nosso objeto de estudo. Realizamos a organização pela identificação; no titulo, resumo e/ou palavra-chave dos artigos que abordam alguma especificidade. Na análise dos dados coletados, classificamos em dois momentos: No primeiro momento realizamos um levantamento de dados e construção de gráficos mediante os seguintes critérios: Regiões Brasileiras e Ano da pesquisa; Tipos de Necessidades Especiais; Público Alvo da Pesquisa; Conteúdos Matemáticos a bordados em relação ao Nível de Escolarização. No segundo momento apresentamos os resumos contendo os objetivos, metodologia e resultados apresentados nas produções de acordos com as necessidades especiais. Como resultado concluiu o desejo que esta pesquisa provoque um estímulo para novas pesquisas dessa ênfase, com trabalhos que visem a inclusão de alunos com Necessidades Especiais no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, e ressaltamos que é possível ensinar Matemática para alunos com NE (Necessidades especiais), por meio de recursos/práticas pedagógica, que visem motivar, assegurar, estimular e garantir a esses alunos a aprendizagem de conceitos matemáticos.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiênciapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleA perspectiva para o ensino e aprendizagem de matemática direcionados a inclusão de alunos com necessidades especiais: uma análise na Revista Brasileira de Educação Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Débora Karyna dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6523352805506491pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a bibliographic research about the teaching and learning perspectives for the inclusion of students with special needs. In which it sought to analyze some academic papers published in the Brazilian magazine of mathematical education in the 61 issues. For this survey we focus on the following keywords: Inclusion, learning materials, disability, autism, deafness, ADHD, special education, visually impaired, physically disabled and Down syndrome. Which were basis for our object of study. We perform the organization by identification; in the title, summary and / or keyword of articles that address some specificity. In the analysis of the collected data, we classified in two moments: In the first moment we performed a survey of data and construction of graphs according to the following criteria: Brazilian Regions and Year of the research; Types of Special Needs; Research Target Audience; Mathematical Contents to embroidery in relation to the Schooling Level. In the second moment we present the summaries containing the objectives, methodology and results presented in the production of agreements with special needs. As a result, it is hoped that this research will stimulate further research of this emphasis, with works aimed at the inclusion of students with special needs in the teaching and learning process of mathematics, and we emphasize that it is possible to teach mathematics to students with special needs. special), through pedagogical resources / practices that aim to motivate, ensure, stimulate and guarantee to these students the learning of mathematical concepts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0903450040992380pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jerlandia Lopes da.pdf649,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons