Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709
Compartilhe esta página
Título: | Uma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração. |
Autor(es): | SALUSTIANO, Fábio Renan França |
Palavras-chave: | Matemática– Estudo e ensino (Ensino fundamental); Fração – Conhecimentos e aprendizagem; Aprendizagem – Avaliação |
Data do documento: | 4-Dez-2019 |
Citação: | SALUSTIANO, Fábio Renan França. Uma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A Matemática é uma necessidade humana, por estar presente em nosso dia a dia desde o acordar até o dormir. Com isso, é importante que na escola tenha uma disciplina tão importante como esta, que permite pensar e entender situações reais através dos conceitos e cálculos matemáticos, sendo a fração um desses conceitos, que podemos encontrar exemplificações nas receitas na cozinha, na divisão de pizzas em rodas de amigos, na contagem de dinheiro, divisão fracionária do tempo e etc. Assim, é necessário que os professores por meio de suas aulas realizem conexões com a Matemática e o cotidiano, para tornar algo significativo para os estudantes, evitando aulas abstratas e desconexas. O presente trabalho consiste em uma análise das possíveis dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo fração. Diante disso, para a produção de dados da pesquisa utilizamos um questionário composto por 14 questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a 88 alunos de duas turmas do 7° Ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Caruaru. Para analisar os dados usamos a metodologia de cunho qualitativo, obtendo como principais resultados que os alunos apresentam. Dentre os resultados, constatou-se que os alunos em grande parte possuem uma boa relação com a matemática e que as maiorias deles não apresentaram tantas dificuldades relacionadas ao ensino de fração, porém, aos que apresentaram tais dificuldades estava relaciona a soma ou subtração de frações com denominadores diferentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALUSTIANO, Fábio Renan França.PDF.pdf | 874,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons