Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709

Share on

Title: Uma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração.
Authors: SALUSTIANO, Fábio Renan França
Keywords: Matemática– Estudo e ensino (Ensino fundamental); Fração – Conhecimentos e aprendizagem; Aprendizagem – Avaliação
Issue Date: 4-Dec-2019
Citation: SALUSTIANO, Fábio Renan França. Uma análise das dificuldades que permeiam o processo de aprendizagem de estudantes do 7° ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Caruaru em relação à fração. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A Matemática é uma necessidade humana, por estar presente em nosso dia a dia desde o acordar até o dormir. Com isso, é importante que na escola tenha uma disciplina tão importante como esta, que permite pensar e entender situações reais através dos conceitos e cálculos matemáticos, sendo a fração um desses conceitos, que podemos encontrar exemplificações nas receitas na cozinha, na divisão de pizzas em rodas de amigos, na contagem de dinheiro, divisão fracionária do tempo e etc. Assim, é necessário que os professores por meio de suas aulas realizem conexões com a Matemática e o cotidiano, para tornar algo significativo para os estudantes, evitando aulas abstratas e desconexas. O presente trabalho consiste em uma análise das possíveis dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo fração. Diante disso, para a produção de dados da pesquisa utilizamos um questionário composto por 14 questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado a 88 alunos de duas turmas do 7° Ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Caruaru. Para analisar os dados usamos a metodologia de cunho qualitativo, obtendo como principais resultados que os alunos apresentam. Dentre os resultados, constatou-se que os alunos em grande parte possuem uma boa relação com a matemática e que as maiorias deles não apresentaram tantas dificuldades relacionadas ao ensino de fração, porém, aos que apresentaram tais dificuldades estava relaciona a soma ou subtração de frações com denominadores diferentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43709
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SALUSTIANO, Fábio Renan França.PDF.pdf874,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons