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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43687

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Título: Níveis de pensamento geométrico no conceito de semelhança: uma discussão a partir das peças de Pentaminós.
Autor(es): FARIAS, Monyck Ferreira de
Palavras-chave: Geometria – Estudo e ensino; Semelhança (Geometria); Ensino - Recursos didáticos
Data do documento: 10-Jul-2019
Citação: FARIAS, Monyck Ferreira de. Níveis de pensamento geométrico no conceito de semelhança: uma discussão a partir das peças de Pentaminós. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Definimos como objetivo principal analisar os níveis de pensamento geométrico sobre semelhança, de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir de situações que utilizam os pentaminós. Já que é esperado de alunos do 9º ano que eles dominem práticas geométricas até certo ponto. Para dar embasamento à nossa pesquisa utilizamos como principal referencial teórico a Teoria de van Hiele, por ele apresentada como uma teoria de aprendizagem, mais propriamente dita, da aprendizagem geométrica. Para coletar dados elaboramos um questionário disposto em sete questões, com base nos níveis apresentados e classificados para a turma, que fora aplicado em uma escola municipal na segunda unidade do 9º ano, sabendo que a turma tinha vivenciado o assunto de Semelhança na mesma unidade. A pesquisa foi composta por vinte alunos, durante as análises verificamos que a maioria dos alunos foram classificados no nível de Visualização, considerado o nível base de pensamento geométrico da teoria em questão, paralelamente encontramos muitas questões sem tentativas de respostas, em que nos foi revelada muita dificuldade dos alunos para desenvolver e responder questões de Semelhança. Relacionado a isso e a elaboração do instrumento de pesquisa em aspectos voltados aos três primeiros níveis da teoria, conseguimos perceber se os alunos estavam no nível definido, em um nível anterior ou superior, ou sem classificação de nível. Conclui-se que é necessário que o enfoque de pesquisas desse tipo de classificação de níveis, não sejam apenas direcionadas aos alunos em momentos de avaliação, mas que as aulas sejam pensadas para o desenvolvimento desses níveis, o que pode ser uma sugestão para professores que desejam promover aprendizagens em Geometria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43687
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