Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43687

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorFARIAS, Monyck Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-04-05T19:11:28Z-
dc.date.available2022-04-05T19:11:28Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationFARIAS, Monyck Ferreira de. Níveis de pensamento geométrico no conceito de semelhança: uma discussão a partir das peças de Pentaminós. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43687-
dc.description.abstractDefinimos como objetivo principal analisar os níveis de pensamento geométrico sobre semelhança, de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a partir de situações que utilizam os pentaminós. Já que é esperado de alunos do 9º ano que eles dominem práticas geométricas até certo ponto. Para dar embasamento à nossa pesquisa utilizamos como principal referencial teórico a Teoria de van Hiele, por ele apresentada como uma teoria de aprendizagem, mais propriamente dita, da aprendizagem geométrica. Para coletar dados elaboramos um questionário disposto em sete questões, com base nos níveis apresentados e classificados para a turma, que fora aplicado em uma escola municipal na segunda unidade do 9º ano, sabendo que a turma tinha vivenciado o assunto de Semelhança na mesma unidade. A pesquisa foi composta por vinte alunos, durante as análises verificamos que a maioria dos alunos foram classificados no nível de Visualização, considerado o nível base de pensamento geométrico da teoria em questão, paralelamente encontramos muitas questões sem tentativas de respostas, em que nos foi revelada muita dificuldade dos alunos para desenvolver e responder questões de Semelhança. Relacionado a isso e a elaboração do instrumento de pesquisa em aspectos voltados aos três primeiros níveis da teoria, conseguimos perceber se os alunos estavam no nível definido, em um nível anterior ou superior, ou sem classificação de nível. Conclui-se que é necessário que o enfoque de pesquisas desse tipo de classificação de níveis, não sejam apenas direcionadas aos alunos em momentos de avaliação, mas que as aulas sejam pensadas para o desenvolvimento desses níveis, o que pode ser uma sugestão para professores que desejam promover aprendizagens em Geometria.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSemelhança (Geometria)pt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.titleNíveis de pensamento geométrico no conceito de semelhança: uma discussão a partir das peças de Pentaminós.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxWe define as main objective to analyze grade 9 students’ levels of geometric thoughts about similarity starting from situations that use pentominoes. since ninth grade students are expected to partially master some geometric practices. To support our research we use as main theoretical reference the Van Hiele theory, presented by him as a learning theory , more properly called, a geometric learning theory. To collect data we elaborate a quiz laid out in seven questions, based on the presented and classified levels to the class, that was applied in a municipal school during the second quarter of grade 9, knowing that the class had experienced the subject of Similarity in the same quarter. The research was composed of twenty students, during the analysis we noticed that most students were classified in the Visualization level, considered the geometric thought base level of the cited theory, in parallel we found many questions without attempts to answer, this revealed a great difficulty for the students to comprehend and answer Similarity questions. Related to that and to the elaboration of the research tool in aspects aimed to the first three levels of the theory, we could see if the students were at the defined level, at a lower or higher level, or without level rating. We conclude that is necessary to the focus on this kind of level ratings, do not be directed to the students only on assessment moments, but to plan the classes for the development of these levels, what might be a suggestion to the teachers who wish to promote the learning in Geometry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FARIAS, Monyck Ferreira de .pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons