Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43686

Share on

Title: Compreensões de estudantes sobre a noção de espaço vetorial.
Authors: CRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da
Keywords: Álgebra vetorial - Conhecimentos e aprendizagem; Álgebra Linear - Conhecimentos e ensino (Superior); Matemática – Estudo e ensino
Issue Date: 11-Nov-2019
Citation: CRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da. Compreensões de estudantes sobre a noção de espaço vetorial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este trabalho busca analisar as compreensões sobre a noção de Espaço Vetorial de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como base teórica para esta pesquisa utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), assim como, outras referências que tratam sobre o ensino e aprendizagem em Álgebra Linear, para citar alguns dos autores utilizados, temos: Borges (2007), Fratelli e Monteiro (2007), Coimbra (2008), Furtado (2010), Chiari (2013), entre outros. Para analisar essas compreensões, aplicamos um questionário contendo 5 perguntas sobre as noções de Espaço Vetorial com 17 estudantes da turma do 7º período do curso. Diante as análises das 5 questões observamos que as relações pessoais dos participantes desta pesquisa frente ao objeto Espaço Vetorial tendem a representar um lugar geométrico que possui um conjunto de vetores, como também, que ‘vetores no plano e no espaço’ possa a ser o conteúdo mais explorado durante a aprendizagem dos estudantes diante a noção Espaço Vetorial na componente curricular Álgebra Linear.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43686
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da .pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons