Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43686
Share on
Title: | Compreensões de estudantes sobre a noção de espaço vetorial. |
Authors: | CRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da |
Keywords: | Álgebra vetorial - Conhecimentos e aprendizagem; Álgebra Linear - Conhecimentos e ensino (Superior); Matemática – Estudo e ensino |
Issue Date: | 11-Nov-2019 |
Citation: | CRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da. Compreensões de estudantes sobre a noção de espaço vetorial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Este trabalho busca analisar as compreensões sobre a noção de Espaço Vetorial de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como base teórica para esta pesquisa utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), assim como, outras referências que tratam sobre o ensino e aprendizagem em Álgebra Linear, para citar alguns dos autores utilizados, temos: Borges (2007), Fratelli e Monteiro (2007), Coimbra (2008), Furtado (2010), Chiari (2013), entre outros. Para analisar essas compreensões, aplicamos um questionário contendo 5 perguntas sobre as noções de Espaço Vetorial com 17 estudantes da turma do 7º período do curso. Diante as análises das 5 questões observamos que as relações pessoais dos participantes desta pesquisa frente ao objeto Espaço Vetorial tendem a representar um lugar geométrico que possui um conjunto de vetores, como também, que ‘vetores no plano e no espaço’ possa a ser o conteúdo mais explorado durante a aprendizagem dos estudantes diante a noção Espaço Vetorial na componente curricular Álgebra Linear. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43686 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da .pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License