Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43686

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorCRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da-
dc.date.accessioned2022-04-05T19:10:37Z-
dc.date.available2022-04-05T19:10:37Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationCRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da. Compreensões de estudantes sobre a noção de espaço vetorial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43686-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar as compreensões sobre a noção de Espaço Vetorial de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Como base teórica para esta pesquisa utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), assim como, outras referências que tratam sobre o ensino e aprendizagem em Álgebra Linear, para citar alguns dos autores utilizados, temos: Borges (2007), Fratelli e Monteiro (2007), Coimbra (2008), Furtado (2010), Chiari (2013), entre outros. Para analisar essas compreensões, aplicamos um questionário contendo 5 perguntas sobre as noções de Espaço Vetorial com 17 estudantes da turma do 7º período do curso. Diante as análises das 5 questões observamos que as relações pessoais dos participantes desta pesquisa frente ao objeto Espaço Vetorial tendem a representar um lugar geométrico que possui um conjunto de vetores, como também, que ‘vetores no plano e no espaço’ possa a ser o conteúdo mais explorado durante a aprendizagem dos estudantes diante a noção Espaço Vetorial na componente curricular Álgebra Linear.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebra vetorial - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectÁlgebra Linear - Conhecimentos e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCompreensões de estudantes sobre a noção de espaço vetorial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0310287841681924pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis paper analyzes the comprehension of the notion of Vector Space of Mathematics graduates of the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco. As a theoretical basis for this research we use the Anthropological Theory of Teaching (TAD), as well as other references that deal with teaching and learning in Linear Algebra, to name some of the authors used, we have: Borges (2007), Fratelli e Monteiro (2007), Coimbra (2008), Furtado (2010), Chiari (2013), among others. To analyze these understandings, we applied a questionnaire containing 5 questions about the notions of Vector Space with 17 students from the 7th period. Given the analysis of the 5 questions, we observed that the personal relationships of the participants of this research with the object Vector Space tend to represent a geometric place that has a set of vectors, as well as that 'vectors in the plane and in space' can be the content most explored during students learning regarding the notion Vector Space in the Curricular Component Linear Algebra.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRUZ, Matheus Jerônimo Rebouças da .pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons