Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43677

Compartilhe esta página

Título: Em cena as escolas de Bezerros: representações sociais de estudantes sobre o ensino e a aprendizagem da matemática.
Autor(es): CARVALHO, Natan Luiz de Oliveira
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Ensino - Aspectos sociais; Aprendizagem social; Ensino e aprendizagem
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: CARVALHO, Natan Luiz de Oliveira. Em cena as escolas de Bezerros: representações sociais de estudantes sobre o ensino e a aprendizagem da matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Este estudo tem como objetivo identificar as representações sociais de estudantes dos anos finais do ensino fundamental II (9º ano) de duas escolas do município de Bezerros-PE, sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem. Foi utilizado como referencial teórico a teoria das Representações Sociais de Moscovici, entendida como “teorias acerca do senso comum” que são caracterizadas pela interação social do sujeito, compostas por pensamentos, ideias, definições e práticas sociais, em torno da caracterização desse sujeito, sobre a temática abordada. Dessa maneira, na metodologia, fez-se uso da aplicação da livre-associação de palavras, seguida da entrevista semiestruturada como aprofundamento das palavras evocadas por meio das verbalizações coletadas. A pesquisa foi realizada com 16 alunos de uma escola municipal e 16 alunos de uma escola estadual, perfazendo um total de 32 participantes subdivididos por recortes de gênero, em masculino e feminino, dos quais, foram escolhidos quatro alunos/as de cada escola, divididos também por gênero. A análise das verbalizações permitiu uma visão aprofundada sobre a opinião dos sujeitos participantes, resultando em termos positivos por parte dos discentes apontados/as por possuir sucesso na matemática e negativas pelos estudantes que possuem fracasso na disciplina, em que ambos os sujeitos relatam a necessidade de uma abordagem mais clara, dinâmica e atrativa sobre os conteúdos matemáticos, além de uma atenção e interação maior dos professores com os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43677
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Natan Luiz de Oliveira.pdf834 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons