Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43677

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Natan Luiz de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-05T13:57:21Z-
dc.date.available2022-04-05T13:57:21Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Natan Luiz de Oliveira. Em cena as escolas de Bezerros: representações sociais de estudantes sobre o ensino e a aprendizagem da matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43677-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar as representações sociais de estudantes dos anos finais do ensino fundamental II (9º ano) de duas escolas do município de Bezerros-PE, sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem. Foi utilizado como referencial teórico a teoria das Representações Sociais de Moscovici, entendida como “teorias acerca do senso comum” que são caracterizadas pela interação social do sujeito, compostas por pensamentos, ideias, definições e práticas sociais, em torno da caracterização desse sujeito, sobre a temática abordada. Dessa maneira, na metodologia, fez-se uso da aplicação da livre-associação de palavras, seguida da entrevista semiestruturada como aprofundamento das palavras evocadas por meio das verbalizações coletadas. A pesquisa foi realizada com 16 alunos de uma escola municipal e 16 alunos de uma escola estadual, perfazendo um total de 32 participantes subdivididos por recortes de gênero, em masculino e feminino, dos quais, foram escolhidos quatro alunos/as de cada escola, divididos também por gênero. A análise das verbalizações permitiu uma visão aprofundada sobre a opinião dos sujeitos participantes, resultando em termos positivos por parte dos discentes apontados/as por possuir sucesso na matemática e negativas pelos estudantes que possuem fracasso na disciplina, em que ambos os sujeitos relatam a necessidade de uma abordagem mais clara, dinâmica e atrativa sobre os conteúdos matemáticos, além de uma atenção e interação maior dos professores com os alunos.pt_BR
dc.format.extent104p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectAprendizagem socialpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEm cena as escolas de Bezerros: representações sociais de estudantes sobre o ensino e a aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6311894729539355pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to identify the social representations of students in the final grades of elementary school II (9th grade) of two schools in the municipality of Bezerros-PE, Brazil, about mathematics, their teaching and learning. It was used as a theoretical reference to the theory of social representations of Moscovici, as "theories of common sense", which are characterized by the social interaction of the subject, composed of thoughts, ideas, definitions and social practices, in relation to the characterization of this subject, about the thematic approached. Thus, in the methodology, the application of free word association was used, followed by semi structured interviews as a deepening of words evoked through collected verbalizations. A survey was conducted with 16 students from a school of the municipality and 16 other students from a state public school, totaling up 32 participants subdivided by gender, male and female, from which four students from each school were chosen, also divided by gender. An analysis of the verbalizations allowed a deeper insight into the participants' opinions, resulting in positive terms on the part of the students pointed for having success in mathematics and negative by students who have some kind of discipline in which both subjects related to the need for an approach. clearer, compelling and compelling about mathematical content, as well as greater attention and interaction of teachers with students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Natan Luiz de Oliveira.pdf834 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons