Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43676
Compartilhe esta página
Título: | Tecnologias da informação na educação de jovens e adultos. |
Autor(es): | CLEMENTINO, Karlos Eduardo Cavalcanti |
Palavras-chave: | Educação matemática; Educação de jovens e adultos; Ensino - Efeito das inovações tecnológicas; Tecnologia da informação - Recursos didáticos |
Data do documento: | 4-Dez-2019 |
Citação: | CLEMENTINO, Karlos Eduardo Cavalcanti. Tecnologias da informação na educação de jovens e adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A contemporaneidade é marcada pelo desenvolvimento representativo das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em que, um número significativo de sujeitos possui acesso à internet, como também, celular, computador, tablet, notebook e etc. Todavia, a maioria das escolas possui ou fazem uso das TIC, em prol de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, não apenas os professores de Matemática, como as demais disciplinas precisam utilizar-se das TIC para articularem aulas mais significativas para os alunos, unindo-as, a realidade dos mesmos. Imagina-se, que o conjunto matemática, TIC e realidade educacional, podem fornecer aulas criativas, que contribuam para o desenvolvimento da educação, preparando os alunos para o mundo do trabalho. Além disso, o público alvo que tomamos na pesquisa, é demarcado por a maioria serem trabalhadores, onde alguns se utilizam de telefones celulares para diversos afazeres do dia a dia. São os jovens e adultos que não conseguiram terminar ou nunca ingressaram a Educação Básica no tempo estabelecido pelos documentos oficiais. São 25 alunos, sendo 09 da fase 3 e os demais da fase 4, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Caruaru – PE. Diante disso, objetiva-se, averiguar a usabilidade das TIC no ensino de matemática para esse público em questão, utilizando-se para a coleta de dados, um questionário composto por oito perguntas discursivas e para as análises dos dados a metodologia, de cunho qualitativo, chegando ao término que os mesmos se utilizam de tais tecnologias, porém com ressalvas. No mais, por meio desta pesquisa temos que os alunos pesquisados possuem uma aproximação com as TIC fora dos muros da escola, que as utilizam em seu dia a dia, como meio de comunicação e de trabalho, mas, quando falamos delas no contexto escolar vemos que os aparelhos tecnológicos da sala de informática não são aproveitados como deveriam, ou seja, os alunos não têm aulas que utilizam-se das mesmas. É necessário articular aulas que envolva as TIC, por elas fazerem parte da realidade dos alunos, pois o oficio da escola é preparar também, os mesmos para o mercado de trabalho, fato que levou os alunos a retomarem com os estudos após anos fora da escola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43676 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLEMENTINO, Karlos Eduardo Cavalcanti .pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons