Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43676
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | CLEMENTINO, Karlos Eduardo Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T13:14:34Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T13:14:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTINO, Karlos Eduardo Cavalcanti. Tecnologias da informação na educação de jovens e adultos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43676 | - |
dc.description.abstract | A contemporaneidade é marcada pelo desenvolvimento representativo das tecnologias de informação e comunicação (TIC), em que, um número significativo de sujeitos possui acesso à internet, como também, celular, computador, tablet, notebook e etc. Todavia, a maioria das escolas possui ou fazem uso das TIC, em prol de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, não apenas os professores de Matemática, como as demais disciplinas precisam utilizar-se das TIC para articularem aulas mais significativas para os alunos, unindo-as, a realidade dos mesmos. Imagina-se, que o conjunto matemática, TIC e realidade educacional, podem fornecer aulas criativas, que contribuam para o desenvolvimento da educação, preparando os alunos para o mundo do trabalho. Além disso, o público alvo que tomamos na pesquisa, é demarcado por a maioria serem trabalhadores, onde alguns se utilizam de telefones celulares para diversos afazeres do dia a dia. São os jovens e adultos que não conseguiram terminar ou nunca ingressaram a Educação Básica no tempo estabelecido pelos documentos oficiais. São 25 alunos, sendo 09 da fase 3 e os demais da fase 4, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Caruaru – PE. Diante disso, objetiva-se, averiguar a usabilidade das TIC no ensino de matemática para esse público em questão, utilizando-se para a coleta de dados, um questionário composto por oito perguntas discursivas e para as análises dos dados a metodologia, de cunho qualitativo, chegando ao término que os mesmos se utilizam de tais tecnologias, porém com ressalvas. No mais, por meio desta pesquisa temos que os alunos pesquisados possuem uma aproximação com as TIC fora dos muros da escola, que as utilizam em seu dia a dia, como meio de comunicação e de trabalho, mas, quando falamos delas no contexto escolar vemos que os aparelhos tecnológicos da sala de informática não são aproveitados como deveriam, ou seja, os alunos não têm aulas que utilizam-se das mesmas. É necessário articular aulas que envolva as TIC, por elas fazerem parte da realidade dos alunos, pois o oficio da escola é preparar também, os mesmos para o mercado de trabalho, fato que levou os alunos a retomarem com os estudos após anos fora da escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.title | Tecnologias da informação na educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0611932345621803 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | La contemporaneidad está marcada por el desarrollo representativo de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC), en el que un número significativo de sujetos tiene acceso a Internet, por lo tanto, móvil, computadora, tableta, computadora portátil, etc. Sin embargo, la mayoría de las escuelas tienen o están siendo abordadas con las TIC para ayudar en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Ante esto, no solo los profesores de Matemáticas, ya que las otras asignaturas necesitan utilizar las TIC para articular clases más significativas para los estudiantes, uniéndolos, su realidad. Se cree que las matemáticas, las TIC y la realidad educativa pueden proporcionar clases creativas que contribuyan al desarrollo de la educación, preparando a los estudiantes para el mundo laboral. Además, el público objetivo que encuestamos está marcado por la mayoría de los trabajadores, donde algunos usan teléfonos móviles para diversas tareas diarias. Son los jóvenes y adultos los que no han podido terminar o nunca han ingresado a la Educación Básica dentro del tiempo establecido por los documentos oficiales. Hay 25 estudiantes, siendo 9 de la fase 3 y los otros de la fase 4, de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) de una escuela municipal en Caruaru - PE. Ante esto, el objetivo es verificar la usabilidad de las TIC en la enseñanza de las matemáticas para esta audiencia, utilizando para la producción de datos, un cuestionario que consta de ocho preguntas discursivas y para el análisis de datos la metodología, de naturaleza cualitativa. , llegando al final que usan tales tecnologías, pero con advertencias. Además, a través de esta investigación tenemos que los estudiantes encuestados tienen un enfoque con las TIC fuera de los muros de la escuela, que los utilizan en su vida diaria, como medio de comunicación y trabajo, pero cuando hablamos de ellos en el contexto escolar vemos que los dispositivos tecnológicos de la sala de computación no se usan como deberían, es decir, los estudiantes no tienen clases que los usen. Es necesario articular clases que involucren las TIC, ya que son parte de la realidad de los estudiantes, porque la oficina de la escuela también los prepara para el mercado laboral, un hecho que llevó a los estudiantes a reanudar sus estudios después de años fuera de la escuela. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLEMENTINO, Karlos Eduardo Cavalcanti .pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons