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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43672
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Título : | Cuidado de si e educação matemática na liquidez de Bauman. |
Autor : | SILVA, Maryanna Labelli de Mélo |
Palabras clave : | Cuidado de si; Mundo Líquido; Sobrecarga de trabalho; Ensino Remoto; Educação Matemática |
Fecha de publicación : | 1-abr-2022 |
Citación : | SILVA, Maryanna Labelli de Mélo. Cuidado de si e educação matemática na liquidez de Bauman. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | Por estarmos imersos em um mundo contemporâneo as coisas tornam-se efêmeras, principalmente com o uso desenfreado das tecnologias digitais. Professores de matemática vivem nessa liquidez onde tudo modifica-se rapidamente, várias demandas precisam ser cumpridas e muitas vezes não se tem tempo para olhar para si. A pesquisa surgiu a partir de inquietações para entender as práticas de cuidado de si de docentes de matemática diante da liquidez do mundo atual. Trabalhos com essas discussões são escassos na academia, desse modo, a pesquisa é de grande relevância para educação matemática. O trabalho se desenvolveu a partir do seguinte problema de pesquisa: Como alguns docentes de matemática da educação básica do Agreste pernambucano cuidam e ocupam-se de si diante da modernidade líquida de Bauman? Tendo como objetivo geral analisar como alguns docentes de matemática da educação básica do Agreste pernambucano cuidam e ocupam-se de si diante da modernidade líquida de Bauman. O aporte teórico é baseado nas obras de Bauman (2004, 2008a, 2008b, 2011) para discutir sobre a liquidez e as reflexões sobre o cuidado de si estão fundamentadas em estudos de Foucault (2006, 2010), além de dialogar com contribuições de outros autores e pesquisadores. A pesquisa foi realizada com um grupo de docentes de matemática que trabalham na educação básica em cidades do Agreste pernambucano, utilizamos um questionário desenvolvido em plataforma online para coletar as informações. Concluímos que os docentes têm práticas de cuidado de si mesmo lidando com tantas atribuições e demandas da profissão, também inferimos que a sobrecarga de trabalho estimula o esgotamento emocional do professor. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43672 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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