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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Maryanna Labelli de Mélo-
dc.date.accessioned2022-04-05T11:24:47Z-
dc.date.available2022-04-05T11:24:47Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.citationSILVA, Maryanna Labelli de Mélo. Cuidado de si e educação matemática na liquidez de Bauman. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43672-
dc.description.abstractPor estarmos imersos em um mundo contemporâneo as coisas tornam-se efêmeras, principalmente com o uso desenfreado das tecnologias digitais. Professores de matemática vivem nessa liquidez onde tudo modifica-se rapidamente, várias demandas precisam ser cumpridas e muitas vezes não se tem tempo para olhar para si. A pesquisa surgiu a partir de inquietações para entender as práticas de cuidado de si de docentes de matemática diante da liquidez do mundo atual. Trabalhos com essas discussões são escassos na academia, desse modo, a pesquisa é de grande relevância para educação matemática. O trabalho se desenvolveu a partir do seguinte problema de pesquisa: Como alguns docentes de matemática da educação básica do Agreste pernambucano cuidam e ocupam-se de si diante da modernidade líquida de Bauman? Tendo como objetivo geral analisar como alguns docentes de matemática da educação básica do Agreste pernambucano cuidam e ocupam-se de si diante da modernidade líquida de Bauman. O aporte teórico é baseado nas obras de Bauman (2004, 2008a, 2008b, 2011) para discutir sobre a liquidez e as reflexões sobre o cuidado de si estão fundamentadas em estudos de Foucault (2006, 2010), além de dialogar com contribuições de outros autores e pesquisadores. A pesquisa foi realizada com um grupo de docentes de matemática que trabalham na educação básica em cidades do Agreste pernambucano, utilizamos um questionário desenvolvido em plataforma online para coletar as informações. Concluímos que os docentes têm práticas de cuidado de si mesmo lidando com tantas atribuições e demandas da profissão, também inferimos que a sobrecarga de trabalho estimula o esgotamento emocional do professor.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectMundo Líquidopt_BR
dc.subjectSobrecarga de trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleCuidado de si e educação matemática na liquidez de Bauman.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1362666671556303pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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