Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43666

Compartilhe esta página

Título: Jogo bingo de funções: uma análise dos documentos de futuros professores para o ensino de função afim.
Autor(es): BORBA, Ayrtton César
Palavras-chave: Professores de matemática - Avaliação; Ensino - Recursos didáticos; Funções (Matemática); Educação matemática; Didática; Jogos no ensino de matemática
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: BORBA, Ayrtton César. Jogo bingo de funções: uma análise dos documentos de futuros professores para o ensino de função afim. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho busca investigar os documentos produzidos pelos futuros professores de matemática do campus acadêmico do agreste na exploração de um recurso didático para o ensino de função afim. A pesquisa de natureza qualitativa sob a luz da abordagem documental do didático permitiu compreender a relação existente entre o sistema de recursos do professor e a construção de documentos. O recurso apresentado nesta pesquisa e usado em uma aula para explorar o conteúdo de função afim foi o jogo bingo de funções, que foi apresentado a sete futuros professores de matemática para que os mesmos apresentem documentos que enfatizassem a utilização desse recurso. Sabemos da relevância do estudo de funções, principalmente por ser um conteúdo que abrange várias áreas do conhecimento como, física e química. O estudo possibilitou também mostrar o uso do jogo, como uma forma de abordar diversos conceitos da função afim de forma lúdica. Foi possível perceber a interação dos participantes com os recursos por meio de uma oficina que serviu como instrumento para coleta de dados desta pesquisa. Acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir para melhoria da qualidade do ensino de matemática, principalmente de função. Além disso, pode servir de inspiração aos professores de matemática no uso e criação de novas metodologias de ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43666
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORBA, Ayrtton Cesar.pdf632,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons