Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43666
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | BORBA, Ayrtton César | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:41:39Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T15:41:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.citation | BORBA, Ayrtton César. Jogo bingo de funções: uma análise dos documentos de futuros professores para o ensino de função afim. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43666 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca investigar os documentos produzidos pelos futuros professores de matemática do campus acadêmico do agreste na exploração de um recurso didático para o ensino de função afim. A pesquisa de natureza qualitativa sob a luz da abordagem documental do didático permitiu compreender a relação existente entre o sistema de recursos do professor e a construção de documentos. O recurso apresentado nesta pesquisa e usado em uma aula para explorar o conteúdo de função afim foi o jogo bingo de funções, que foi apresentado a sete futuros professores de matemática para que os mesmos apresentem documentos que enfatizassem a utilização desse recurso. Sabemos da relevância do estudo de funções, principalmente por ser um conteúdo que abrange várias áreas do conhecimento como, física e química. O estudo possibilitou também mostrar o uso do jogo, como uma forma de abordar diversos conceitos da função afim de forma lúdica. Foi possível perceber a interação dos participantes com os recursos por meio de uma oficina que serviu como instrumento para coleta de dados desta pesquisa. Acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir para melhoria da qualidade do ensino de matemática, principalmente de função. Além disso, pode servir de inspiração aos professores de matemática no uso e criação de novas metodologias de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores de matemática - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Jogo bingo de funções: uma análise dos documentos de futuros professores para o ensino de função afim. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2100822864624283 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work investigates the documents produced by future teachers of the Agreste Academic Campus of UFPE-Brazil, while exploiting a didactic resource to affine functions teaching. The documentational approach to didactic theoretical framework allowed us to understand the relationship between teacher's resource system and his/her construction of documents. The didactic resource presented in this research to approach affine functions was the affine function bingo. We know the relevance of the study of functions, especially for content that covers various areas of knowledge such as physics and chemistry. The study also enable us to show the use of the game as a way to approach various concepts of affine function in a playful way. It was possible to perceive the interaction of participants with the resources through a workshop that served as an instrument for data collection of this research. We believe that this research can contribute to improve the quality of mathematics teaching, especially of functions. In addition, it may inspire math teachers in the use and create new teaching methodologies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BORBA, Ayrtton Cesar.pdf | 632,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons