Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43666

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorBORBA, Ayrtton César-
dc.date.accessioned2022-04-04T15:41:39Z-
dc.date.available2022-04-04T15:41:39Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-04-04-
dc.identifier.citationBORBA, Ayrtton César. Jogo bingo de funções: uma análise dos documentos de futuros professores para o ensino de função afim. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43666-
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar os documentos produzidos pelos futuros professores de matemática do campus acadêmico do agreste na exploração de um recurso didático para o ensino de função afim. A pesquisa de natureza qualitativa sob a luz da abordagem documental do didático permitiu compreender a relação existente entre o sistema de recursos do professor e a construção de documentos. O recurso apresentado nesta pesquisa e usado em uma aula para explorar o conteúdo de função afim foi o jogo bingo de funções, que foi apresentado a sete futuros professores de matemática para que os mesmos apresentem documentos que enfatizassem a utilização desse recurso. Sabemos da relevância do estudo de funções, principalmente por ser um conteúdo que abrange várias áreas do conhecimento como, física e química. O estudo possibilitou também mostrar o uso do jogo, como uma forma de abordar diversos conceitos da função afim de forma lúdica. Foi possível perceber a interação dos participantes com os recursos por meio de uma oficina que serviu como instrumento para coleta de dados desta pesquisa. Acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir para melhoria da qualidade do ensino de matemática, principalmente de função. Além disso, pode servir de inspiração aos professores de matemática no uso e criação de novas metodologias de ensino.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemática - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.titleJogo bingo de funções: uma análise dos documentos de futuros professores para o ensino de função afim.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2100822864624283pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present work investigates the documents produced by future teachers of the Agreste Academic Campus of UFPE-Brazil, while exploiting a didactic resource to affine functions teaching. The documentational approach to didactic theoretical framework allowed us to understand the relationship between teacher's resource system and his/her construction of documents. The didactic resource presented in this research to approach affine functions was the affine function bingo. We know the relevance of the study of functions, especially for content that covers various areas of knowledge such as physics and chemistry. The study also enable us to show the use of the game as a way to approach various concepts of affine function in a playful way. It was possible to perceive the interaction of participants with the resources through a workshop that served as an instrument for data collection of this research. We believe that this research can contribute to improve the quality of mathematics teaching, especially of functions. In addition, it may inspire math teachers in the use and create new teaching methodologies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BORBA, Ayrtton Cesar.pdf632,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons