Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663

Compartilhe esta página

Título: O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores.
Autor(es): ALVES, Débora Priscila Lima
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Ambiente de sala de aula; Calculadora - Uso; Ensino – Recursos didáticos; Construtivismo (Educação)
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: ALVES, Débora Priscila Lima. O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Esta pesquisa buscou analisar as contribuições de um minicurso sobre o uso de calculadoras em aulas de matemática na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Caruaru. Para tanto, analisamos as reflexões de alguns licenciandos que estavam em períodos finais do curso de matemática, sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática a partir das atividades desenvolvidas em um minicurso ministrado com uma perspectiva construtivista. Como referências sobre a calculadora e tecnologia na escola usamos Borba e Penteado (2007), Selva e Borba (2010), Borba, Silva e Gadanidis (2014), entre outros. Após o desenvolvimento do minicurso aplicamos um questionário a cinco licenciandos que responderam perguntas sobre as contribuições que o minicurso propôs diante da temática calculadora. Em nossas análises observamos que os participantes, mesmo tendo alguma experiência com a docência, seja por meio de estágios, projetos ou até mesmo os que já exerciam a profissão, reconheciam a calculadora como recurso pedagógico, no entanto, apresentavam dificuldades em como usá-la na construção de conceitos. Constatamos que as sugestões dos PCN (BRASIL,1997; BRASIL, 1998) e também pela BNCC (BRASIL, 2017) quanto ao uso da calculadora ainda não tem sido suficiente para que os professores utilizem recursos tecnológicos no processo de ensino dos conteúdos matemáticos. Enfatizamos que essa problemática pode ser minimizada se forem propostas situações semelhantes à apresentada em nossa pesquisa nos cursos de formação de professores que ensinam matemática, como Matemática e Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Débora Priscila Lima.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons