Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | ALVES, Débora Priscila Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:40:39Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T15:40:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-04 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Débora Priscila Lima. O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43663 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou analisar as contribuições de um minicurso sobre o uso de calculadoras em aulas de matemática na formação inicial de professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Caruaru. Para tanto, analisamos as reflexões de alguns licenciandos que estavam em períodos finais do curso de matemática, sobre o uso da calculadora nas aulas de matemática a partir das atividades desenvolvidas em um minicurso ministrado com uma perspectiva construtivista. Como referências sobre a calculadora e tecnologia na escola usamos Borba e Penteado (2007), Selva e Borba (2010), Borba, Silva e Gadanidis (2014), entre outros. Após o desenvolvimento do minicurso aplicamos um questionário a cinco licenciandos que responderam perguntas sobre as contribuições que o minicurso propôs diante da temática calculadora. Em nossas análises observamos que os participantes, mesmo tendo alguma experiência com a docência, seja por meio de estágios, projetos ou até mesmo os que já exerciam a profissão, reconheciam a calculadora como recurso pedagógico, no entanto, apresentavam dificuldades em como usá-la na construção de conceitos. Constatamos que as sugestões dos PCN (BRASIL,1997; BRASIL, 1998) e também pela BNCC (BRASIL, 2017) quanto ao uso da calculadora ainda não tem sido suficiente para que os professores utilizem recursos tecnológicos no processo de ensino dos conteúdos matemáticos. Enfatizamos que essa problemática pode ser minimizada se forem propostas situações semelhantes à apresentada em nossa pesquisa nos cursos de formação de professores que ensinam matemática, como Matemática e Pedagogia. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Calculadora - Uso | pt_BR |
dc.subject | Ensino – Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo (Educação) | pt_BR |
dc.title | O uso da calculadora em aulas de matemática: contribuições de um minicurso na formação inicial de professores. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3916463390179610 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to analyze the contributions of a short course on the use of calculators in mathematics classes in the initial training of teachers in the Mathematics Degree course at the Federal University of Pernambuco at the Caruaru Campus. To this end, we analyzed the reflections of some undergraduate students who were in the final periods of the mathematics course, on the use of the calculator in mathematics classes from the activities developed in a short course taught with a constructivist perspective. As references about the calculator and technology in the school we used Borba and Penteado (2007), Selva and Borba (2010), Borba, Silva and Gadanidis (2014), among others. After the development of the short course, we applied a questionnaire to five undergraduate students who answered questions about the contributions that the short course proposed regarding the thematic calculator. In our analyzes we observed that the participants, even having some experience with teaching, whether through internships, projects or even those who already practiced the profession, recognized the calculator as a pedagogical resource, however, they had difficulties in how to use it in building concepts. We found that the suggestions of the PCN (BRASIL, 1997; BRASIL, 1998) and also by the BNCC (BRASIL, 2017) regarding the use of the calculator have not yet been sufficient for teachers to use technological resources in the process of teaching mathematical content. We emphasize that this problem can be minimized by proposing situations similar to those presented in our research in teacher training courses that teach mathematics, such as Mathematics and Pedagogy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES, Débora Priscila Lima.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons