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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43647
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Title: | Ensino de simetria por meio dos símbolos africanos Adinkra: um estudo com licenciandos em Matemática. |
Authors: | SILVA, Maria Gabriela Costa da |
Keywords: | Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Antirracismo - Educação; Simetria (Matemática); Adinkra (Símbolos africanos) |
Issue Date: | 30-Aug-2021 |
Citation: | SILVA, Maria Gabriela Costa da. Ensino de simetria por meio dos símbolos africanos Adinkra: um estudo com licenciandos em Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Este trabalho aborda as possíveis contribuições da utilização de um artefato da cultura africana: Símbolos Adinkra, atrelado ao ensino de simetria, convergindo para a efetivação da Lei nº 10.639/03, que trata da história e cultura afro-brasileira no ensino básico brasileiro, de acordo com as concepções de licenciandos em Matemática. Dessa forma, a pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, com base em um momento de debates através de uma apresentação sobre a simbologia Adinkra, presença de simetria em suas formas e a importância desse estudo para o atendimento à lei supracitada, sobretudo para o reconhecimento das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros à matemática, para assim conceituar o tema pesquisado. Para coleta de dados, foi realizada uma discussão motivada por questões preestabelecidas com um grupo de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UFPE-CAA, matriculados na eletiva Arte e Matemática, onde também foi feita a aplicação de um formulário. Através da análise de dados que teve como base as fases de Análise de Conteúdo foi possível compreender quais eram as concepções dos estudantes sobre o tema, tendo como principais resultados, a evidente aceitação e o entusiasmo com relação ao trabalho com os conteúdos, assim como o reconhecimento das suas contribuições para o ensino de simetria e da relação matemática com a cultura africana. Além desses resultados, foi notável que essa discussão colabora para que o ensino de matemática através das suas abordagens seja capaz de debater e desmitificar preconceitos, baseando-se em uma perspectiva antirracista. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43647 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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