Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43647

Comparte esta pagina

Título : Ensino de simetria por meio dos símbolos africanos Adinkra: um estudo com licenciandos em Matemática.
Autor : SILVA, Maria Gabriela Costa da
Palabras clave : Matemática – Estudo e ensino; Educação matemática; Antirracismo - Educação; Simetria (Matemática); Adinkra (Símbolos africanos)
Fecha de publicación : 30-ago-2021
Citación : SILVA, Maria Gabriela Costa da. Ensino de simetria por meio dos símbolos africanos Adinkra: um estudo com licenciandos em Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : Este trabalho aborda as possíveis contribuições da utilização de um artefato da cultura africana: Símbolos Adinkra, atrelado ao ensino de simetria, convergindo para a efetivação da Lei nº 10.639/03, que trata da história e cultura afro-brasileira no ensino básico brasileiro, de acordo com as concepções de licenciandos em Matemática. Dessa forma, a pesquisa se desenvolve por meio de uma abordagem qualitativa, com base em um momento de debates através de uma apresentação sobre a simbologia Adinkra, presença de simetria em suas formas e a importância desse estudo para o atendimento à lei supracitada, sobretudo para o reconhecimento das contribuições dos povos africanos e afro-brasileiros à matemática, para assim conceituar o tema pesquisado. Para coleta de dados, foi realizada uma discussão motivada por questões preestabelecidas com um grupo de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UFPE-CAA, matriculados na eletiva Arte e Matemática, onde também foi feita a aplicação de um formulário. Através da análise de dados que teve como base as fases de Análise de Conteúdo foi possível compreender quais eram as concepções dos estudantes sobre o tema, tendo como principais resultados, a evidente aceitação e o entusiasmo com relação ao trabalho com os conteúdos, assim como o reconhecimento das suas contribuições para o ensino de simetria e da relação matemática com a cultura africana. Além desses resultados, foi notável que essa discussão colabora para que o ensino de matemática através das suas abordagens seja capaz de debater e desmitificar preconceitos, baseando-se em uma perspectiva antirracista.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43647
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Maria Gabriela Costa da.pdf1,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons