Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43642

Compartilhe esta página

Título: Orquestração instrumental com o GEOGEBRA: uma abordagem de função afim.
Autor(es): SILVA, Lucas Gabriel Vieira da
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino; Educação matemática; Funções (Matemática); Ensino auxiliado por computador; Software educacional
Data do documento: 1-Set-2021
Citação: SILVA, Lucas Gabriel Vieira da. Orquestração instrumental com o GEOGEBRA: uma abordagem de função afim. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e validar uma orquestração instrumental, em ambiente virtual, para abordagem de conceitos fundamentais no estudo da função afim. A proposta de intervenção aconteceu a partir de uma sequência de três orquestrações instrumental aplicadas em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual do agreste pernambucano. Para isso, temos como aporte teórico-metodológico o modelo Orquestração Instrumental desenvolvido pelo professor Luc Trouche. As situações de ensino foram trabalhadas em momentos síncronos com auxílio do GeoGebra como artefato principal e os estudantes foram organizados em grupos colaborativos para execução das atividades propostas. Dessa forma, a utilização do software de geometria dinâmica contribuiu na compreensão desses conceitos, permitindo um certo grau de liberdade para que os alunos pudessem aprimorar e testar cada vez mais os conhecimentos matemáticos. Ainda, foi possível desenvolver com os alunos procedimentos e técnicas que não se atenham apenas aos formalismos e abstrações do campo de estudo mencionado, mas que contribuíram para guiar os aprendizes no desenvolvimento da gênese instrumental. Além disso, buscamos ressaltar a importância da tecnologia como aliada ao processo de ensino e aprendizagem, possibilitando mudanças significativas na dinâmica da sala de aula, além, claro, de minimizar os impactos da exclusão digital e promover o interesse e a motivação dos alunos durante as aulas de Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43642
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Lucas Gabriel Vieira da.pdf982,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons