Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43637

Share on

Title: Distanciamentos e aproximações entre o currículo e o livro didático de matemática do 9º ano: uma conversa entre o autor, os PCN e a BNCC.
Authors: SILVA, Emanuel Ananias Sales da
Keywords: Matemática – Estudo e ensino; Livros didáticos; Brasil. Ministério da Educação e Cultura; Base Nacional Comum Curricular; Matemática - Currículos
Issue Date: 7-May-2021
Citation: SILVA, Emanuel Ananias Sales da. Distanciamentos e aproximações entre o currículo e o livro didático de matemática do 9º ano: uma conversa entre o autor, os PCN e a BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Atualmente no Brasil, os documentos curriculares oficiais levantam posicionamentos acerca de como as aulas de matemática devem ser ministradas nas escolas, a começar por quais os materiais didáticos utilizados em sala de aula e como são estruturados. Tendo em mente que o livro didático ainda é o recurso mais usado nas aulas de Matemática e por toda experiência vivenciada tanto enquanto alunos, quanto como professores, delineamos como trabalho de conclusão do curso investigar as possíveis alterações estruturais sofridas em dois livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2011 e pelo PNLD 2020 e sua adequação aos documentos curriculares propostos em cada época. Para isso, estudamos as recomendações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e também pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e comparamos as mudanças estruturais num livro didático do 9º ano em duas edições. O primeiro livro foi aprovado no PNLD 2011 e teve como seu documento curricular o PCN, já o segundo livro, foi aprovado pelo PNLD 2020 e possui a BNCC como documento orientador do currículo. Identificamos uma grande aproximação do segundo livro com a BNCC e, em contrapartida, o distanciamento significativo do primeiro livro em relação as recomendações do PCN.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43637
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Emanuel Ananias Sales da.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons