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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43637

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Emanuel Ananias Sales da-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:57:53Z-
dc.date.available2022-04-01T15:57:53Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuel Ananias Sales da. Distanciamentos e aproximações entre o currículo e o livro didático de matemática do 9º ano: uma conversa entre o autor, os PCN e a BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43637-
dc.description.abstractAtualmente no Brasil, os documentos curriculares oficiais levantam posicionamentos acerca de como as aulas de matemática devem ser ministradas nas escolas, a começar por quais os materiais didáticos utilizados em sala de aula e como são estruturados. Tendo em mente que o livro didático ainda é o recurso mais usado nas aulas de Matemática e por toda experiência vivenciada tanto enquanto alunos, quanto como professores, delineamos como trabalho de conclusão do curso investigar as possíveis alterações estruturais sofridas em dois livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2011 e pelo PNLD 2020 e sua adequação aos documentos curriculares propostos em cada época. Para isso, estudamos as recomendações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e também pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e comparamos as mudanças estruturais num livro didático do 9º ano em duas edições. O primeiro livro foi aprovado no PNLD 2011 e teve como seu documento curricular o PCN, já o segundo livro, foi aprovado pelo PNLD 2020 e possui a BNCC como documento orientador do currículo. Identificamos uma grande aproximação do segundo livro com a BNCC e, em contrapartida, o distanciamento significativo do primeiro livro em relação as recomendações do PCN.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBrasil. Ministério da Educação e Culturapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectMatemática - Currículospt_BR
dc.titleDistanciamentos e aproximações entre o currículo e o livro didático de matemática do 9º ano: uma conversa entre o autor, os PCN e a BNCC.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0662195761632868pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxCurrently in Brazil, curricular documents raise positions about how mathematics classes should be taught in schools, starting with which and how the teaching materials used in the classroom are structured. Bearing in mind that the textbook is still the most used resource in Mathematics classes and for all the experience lived both as a student and as a teacher, we outline the course completion work to investigate possible previous changes suffered in two textbooks of the 9th Elementary Education established by PNLD 2011 and PNLD 2020 and its adequacy to the curricular documents proposed in each season. For that, we studied the recommendations brought by the National Curriculum Parameters - PCN and also by the National Common Curricular Base - BNCC and compared the changes in a 9th grade textbook in two editions. The first book was approved at PNLD 2011 and had the PCN as its curriculum document, while the second book was approved by PNLD 2020 and has a BNCC as the curriculum guiding document. We identified a great approximation of the second book with a BNCC and, in contrast, the significant departure from the first book in relation to the recommendations of the PCN.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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