Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43635

Compartilhe esta página

Título: Construção da identidade docente do professor universitário: análise de um grupo de professores da UFPE-CAA do curso de Matemática Licenciatura.
Autor(es): SILVA, Carlos José da
Palavras-chave: Professores de matemática; Universidades e faculdades - Corpo docente; Professores – Formação
Data do documento: 30-Abr-2021
Citação: SILVA, Carlos José da. Construção da identidade docente do professor universitário: análise de um grupo de professores da UFPE-CAA do curso de Matemática Licenciatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção da identidade docente de um grupo de professores que atuam no curso de Matemática Licenciatura da UFPE-CAA e como objetivos específicos, averiguar o que priorizam na formação de futuros docentes de matemática e identificar o cenário da formação inicial e continuada dos professores universitários. Para tanto, apoiamo-nos em autores como Bauman (2005) e Guimarães (2011) que tratam sobre a docência e a universidade; Lasky (2005), Ciampa (1987), Woodward (2005) e Dubar (2005), sobre a construção social da realidade; Pimenta (2012) com a profissão do professor, identidade e profissionalização docente; Lane (2014) sobre psicologia e educação, o que consolidou a nossa pesquisa no âmbito da identidade docente e que detalhamos nos capítulos do trabalho. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e se baseou em uma entrevista com coleta de dados através do Google Forms devido a pandemia Global que atingiu o Brasil em 2020 (COVID-19). Nossa análise não teve o intuito de rotular grupos como certo ou errado, mas de discutir no campo científico a questão da identidade docente na universidade, mais precisamente em nosso curso. Estamos contribuindo com o debate sobre os aspectos relacionados à identidade do professor, trazendo-o a compreender-se no contexto da universidade, para tal consideramos após análise de dados que são muitos os professores que atuam no ensino superior, mas que não tiveram uma preparação adequada para tal. Não somente os bacharéis, como também os licenciados que tiveram sua formação direcionada a um público diferente, fora da realidade da escola pública brasileira, por exemplo, segundo autores que apresentamos. Com isso, notamos a necessidade de o professor adquirir conhecimentos relacionados à Sociologia, à Psicologia Social e à Formação Docente para lidar com o amplo universo educacional e a identificação de diversos perfis de alunos, desenvolvendo a sensibilidade frente a realidade de cada contexto universitário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43635
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Carlos José da.pdf729,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons