Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43635

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Carlos José da-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:57:02Z-
dc.date.available2022-04-01T15:57:02Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Carlos José da. Construção da identidade docente do professor universitário: análise de um grupo de professores da UFPE-CAA do curso de Matemática Licenciatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43635-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção da identidade docente de um grupo de professores que atuam no curso de Matemática Licenciatura da UFPE-CAA e como objetivos específicos, averiguar o que priorizam na formação de futuros docentes de matemática e identificar o cenário da formação inicial e continuada dos professores universitários. Para tanto, apoiamo-nos em autores como Bauman (2005) e Guimarães (2011) que tratam sobre a docência e a universidade; Lasky (2005), Ciampa (1987), Woodward (2005) e Dubar (2005), sobre a construção social da realidade; Pimenta (2012) com a profissão do professor, identidade e profissionalização docente; Lane (2014) sobre psicologia e educação, o que consolidou a nossa pesquisa no âmbito da identidade docente e que detalhamos nos capítulos do trabalho. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e se baseou em uma entrevista com coleta de dados através do Google Forms devido a pandemia Global que atingiu o Brasil em 2020 (COVID-19). Nossa análise não teve o intuito de rotular grupos como certo ou errado, mas de discutir no campo científico a questão da identidade docente na universidade, mais precisamente em nosso curso. Estamos contribuindo com o debate sobre os aspectos relacionados à identidade do professor, trazendo-o a compreender-se no contexto da universidade, para tal consideramos após análise de dados que são muitos os professores que atuam no ensino superior, mas que não tiveram uma preparação adequada para tal. Não somente os bacharéis, como também os licenciados que tiveram sua formação direcionada a um público diferente, fora da realidade da escola pública brasileira, por exemplo, segundo autores que apresentamos. Com isso, notamos a necessidade de o professor adquirir conhecimentos relacionados à Sociologia, à Psicologia Social e à Formação Docente para lidar com o amplo universo educacional e a identificação de diversos perfis de alunos, desenvolvendo a sensibilidade frente a realidade de cada contexto universitário.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Corpo docentept_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titleConstrução da identidade docente do professor universitário: análise de um grupo de professores da UFPE-CAA do curso de Matemática Licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Débora Karyna dos Santos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThe present research has as general objective to analyze the construction of the teaching identity of a group of professors that work in the Mathematics Degree course at UFPE-CAA and as specific objectives, to find out what they prioritize in the formation of future mathematics teachers and to identify the scenario of the initial and continuing training of university professors. To this end, we rely on authors such as Bauman (2005) and Guimarães (2011) who deal with teaching and the university; Lasky (2005), Ciampa (1987), Woodward (2005) and Dubar (2005), on the social construction of reality; Pimenta (2012) with the teacher's profession, identity and teaching professionalization; Lane (2014) on psychology and education, which consolidated our research within the scope of teaching identity and which we detail in the chapters of the work. Our research is of a qualitative nature and was based on an interview with data collection through Google Forms due to the Global pandemic that hit Brazil in 2020 (COVID-19). Our analysis was not intended to label groups as right or wrong, but to discuss in the scientific field the issue of teaching identity at the university, more precisely in our course. We are contributing to the debate on aspects related to the identity of the professor, bringing him to understand himself in the context of the university, for this we consider after analyzing data that there are many professors who work in higher education, but who have not had a preparation suitable for this. Not only the bachelors, but also the graduates who had their training directed to a different public, outside the reality of the Brazilian public school, for example, according to authors that we present. With that, we noticed the need for the professor to acquire knowledge related to Sociology, Social Psychology and Teacher Education to deal with the broad educational universe and the identification of different student profiles, developing sensitivity to the reality of each university context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0903450040992380pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Carlos José da.pdf729,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons