Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43634

Share on

Title: O desenho geométrico: as propostas para o ensino de desenho na educação básica.
Authors: SILVA, Aminadabe Héber da
Keywords: Matemática – Estudo e ensino; Livros didáticos; Desenho (Ensino fundamental); Geometria - Desenhos; Currículos
Issue Date: 15-Apr-2021
Citation: SILVA, Aminadabe Héber da. O desenho geométrico: as propostas para o ensino de desenho na educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Esta atividade de pesquisa tem como tema o Ensino do Desenho Geométrico. A partir dela, buscamos compreender como os professores dos anos finais do Ensino Fundamental têm desenvolvido o Ensino do Desenho Geométrico em sala de aula. De modo que esta pesquisa, se tornará útil, pois ao nos aproximarmos do trabalho realizado por professores do Ensino Fundamental, conheceremos suas principais dificuldades e necessidades com relação ao Ensino do Desenho Geométrico, e assim, será possível aos professores formadores, elaborar métodos e estratégias que possibilitem que os professores da Educação Básica trabalhem o Ensino do Desenho Geométrico de forma efetiva no Ensino Fundamental. Por este motivo, objetivamos então, analisar como tem sido proposto e desenvolvido o Ensino do Desenho Geométrico no Ensino Fundamental, na atualidade. Para isso, realizamos inicialmente uma análise do percurso histórico do Ensino do Desenho Geométrico, em seguida analisamos as propostas para o Ensino do Desenho Geométrico, contidas nos documentos curriculares e nas coleções de Livros/Manuais Didáticos, comparando se os livros estão de acordo com as exigências curriculares, e por fim entrevistamos professores do 8º ano do Ensino Fundamental, de instituições públicas de ensino da cidade de Caruaru-PE. Com relação aos objetivos, adotamos o modelo de pesquisa exploratória, pois buscamos maior familiaridade com o problema de pesquisa e suas variáveis. Já com relação aos procedimentos técnicos utilizados, realizamos um estudo de caso. De modo geral, adotamos como abordagem metodológica para a análise deste trabalho, o método qualitativo, pois buscamos com esta pesquisa nos aproximar da realidade estudada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43634
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Aminadabe Héber da.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons