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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43631

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Título: A avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com deficiência visual: vivencias e considerações de um estudante profissional em educação especial.
Autor(es): SANTOS, Ayron Belarmino Alves dos
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Estudantes com deficiência visual; Educação inclusiva; Ensino - Conhecimentos e aprendizagem; Avaliação educacional
Data do documento: 14-Abr-2021
Citação: SANTOS, Ayron Belarmino Alves dos. A avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com deficiência visual: vivencias e considerações de um estudante profissional em educação especial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Considerando o processo de avaliação para os alunos com deficiência visual e as possibilidades de avaliação para com estes, este trabalho tem como foco o processo de avaliação nas aulas da disciplina de matemática em uma perspectiva inclusiva. Sendo assim, busca-se compreender os processos de ensino e aprendizagem, identificar as práticas avaliativas utilizadas por professores e considerações sobre os tipos de avaliação indicadas para o desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência visual. Por tanto, mediante a abordagem qualitativa, procede-se a realização desta pesquisa, tendo como participante um professor brailista e de Atendimento Educacional Especial que também atua como coordenador de Educação Especial em uma escola pública no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A pesquisa foi realizada por meio de duas entrevistas com um total de 23 perguntas semiestruturadas. A partir dos dados, observou-se que o ato de avaliar na educação inclusiva deve ter como norte a individualidade de cada pessoa e não a sua limitação ou deficiência, considerando-se que todos possuem potencial e pode se desenvolver. Especificamente falando da pessoa com deficiência visual, a avaliação deve ser com base na sua individualidade, levando em conta o seu processo de adaptação aos recursos ou tecnologia assistiva, acompanhado ao aumento gradual de sua capacidade funcional e cognitiva. Logo, a avaliação formativa tem grande significância neste processo inclusivo, uma vez que sua intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa. Por fim, os instrumentos de avaliação para a pessoa com deficiência visual, de acordo com o professor entrevistado, podem ser trabalhados de acordo com o que o aluno se sinta melhor e possa apresentar o seu desenvolvimento e conhecimento adquiridos. Seminários, portfólios, provas escritas em braile, jogos e tantas outras podem se adequar ao estudante, mediante a sua escolha.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43631
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