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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43631

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSANTOS, Ayron Belarmino Alves dos-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:54:56Z-
dc.date.available2022-04-01T15:54:56Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Ayron Belarmino Alves dos. A avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com deficiência visual: vivencias e considerações de um estudante profissional em educação especial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43631-
dc.description.abstractConsiderando o processo de avaliação para os alunos com deficiência visual e as possibilidades de avaliação para com estes, este trabalho tem como foco o processo de avaliação nas aulas da disciplina de matemática em uma perspectiva inclusiva. Sendo assim, busca-se compreender os processos de ensino e aprendizagem, identificar as práticas avaliativas utilizadas por professores e considerações sobre os tipos de avaliação indicadas para o desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência visual. Por tanto, mediante a abordagem qualitativa, procede-se a realização desta pesquisa, tendo como participante um professor brailista e de Atendimento Educacional Especial que também atua como coordenador de Educação Especial em uma escola pública no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A pesquisa foi realizada por meio de duas entrevistas com um total de 23 perguntas semiestruturadas. A partir dos dados, observou-se que o ato de avaliar na educação inclusiva deve ter como norte a individualidade de cada pessoa e não a sua limitação ou deficiência, considerando-se que todos possuem potencial e pode se desenvolver. Especificamente falando da pessoa com deficiência visual, a avaliação deve ser com base na sua individualidade, levando em conta o seu processo de adaptação aos recursos ou tecnologia assistiva, acompanhado ao aumento gradual de sua capacidade funcional e cognitiva. Logo, a avaliação formativa tem grande significância neste processo inclusivo, uma vez que sua intenção é melhorar o processo de ensino e aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa. Por fim, os instrumentos de avaliação para a pessoa com deficiência visual, de acordo com o professor entrevistado, podem ser trabalhados de acordo com o que o aluno se sinta melhor e possa apresentar o seu desenvolvimento e conhecimento adquiridos. Seminários, portfólios, provas escritas em braile, jogos e tantas outras podem se adequar ao estudante, mediante a sua escolha.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleA avaliação no processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes com deficiência visual: vivencias e considerações de um estudante profissional em educação especial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9080554666705674pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxConsidering the assessment process for visually impaired students and the assessment possibilities for them, this paper focuses on the assessment process in mathematics classes from an inclusive perspective. Thus, it seeks to understand the teaching and learning processes, identify the assessment practices used by teachers and considerations about the types of assessment indicated for the educational development of students with visual impairment. Therefore, through a qualitative approach, this research is carried out, having as participant a Brailist and Special Education Attendance teacher who also works as a Special Education coordinator in a public school in the city of Jaboatão dos Guararapes-PE. The research was carried out by means of two interviews with a total of 23 semi-structured questions. From the data, it was observed that the act of evaluating in inclusive education should be guided by the individuality of each person and not by their limitation or disability, considering that everyone has potential and can develop. Specifically speaking of the visually impaired person, the assessment must be based on his/her individuality, taking into account his/her adaptation process to the resources or assistive technology, following the gradual increase of his/her functional and cognitive capacity. Therefore, the formative assessment has great significance in this inclusive process, once its intention is to improve the teaching-learning process by means of the use of information gathered by means of the assessment action. Finally, the assessment instruments for the visually impaired person, according to the interviewed teacher, may be worked out according to what the student feels better and can present his/her development and acquired knowledge. Seminars, portfolios, written tests in Braille, games and so many others may suit the student, upon his choice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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