Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43630

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Rodolfo Temoteo do-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:54:40Z-
dc.date.available2022-04-01T15:54:40Z-
dc.date.issued2021-04-05-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rodolfo Temoteo do. Um olhar sobre os aspectos elementares e avançados do conceito de função. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43630-
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade analisar o conceito de função a partir da dialética elementar x avançado. Nesse sentido, buscamos desenvolver um estudo teórico através de uma análise conceitual. Iniciamos pelo estudo dos aspectos históricos e epistemológicos do desenvolvimento do conceito função mediante uso das noções de atos de entendimento e obstáculos epistemológicos. Em seguida, analisamos as concepções/definições das funções sob a perspectiva da dialética elementar x avançado. Os resultados dessas análises nos permitiram refletir acerca da dupla descontinuidade entre a Matemática escolar e a Matemática universitária apontada por Felix Klein. Dessa forma, finalizamos nosso estudo apresentando algumas considerações a respeito da formação matemática nas licenciaturas por meio da articulação da discussão da dupla descontinuidade e da dialética elementar x avançado.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titleUm olhar sobre os aspectos elementares e avançados do conceito de função.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Marcílio Ferreira dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9981452958827113pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the concept of function from the elementary x advanced dialectic. In this sense, we seek to develop a theoretical study through a conceptual analysis. We begin by studying the historical and epistemological aspects of the development of the concept of function using the notions of acts of understanding and epistemological obstacles. Then, we analyze the conceptions / definitions of the functions from the perspective of elementary x advanced dialectics. The results of these analyzes allowed us to reflect on the double discontinuity between school mathematics and university mathematics pointed out by Felix Klein. Thus, we conclude our study by presenting some considerations regarding mathematical training in undergraduate courses through the articulation of the discussion of double discontinuity and elementary x advanced dialectics.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6170-2618pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Rodolfo Temoteo do.pdf646,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons