Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43630
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Rodolfo Temoteo do | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T15:54:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T15:54:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rodolfo Temoteo do. Um olhar sobre os aspectos elementares e avançados do conceito de função. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43630 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como finalidade analisar o conceito de função a partir da dialética elementar x avançado. Nesse sentido, buscamos desenvolver um estudo teórico através de uma análise conceitual. Iniciamos pelo estudo dos aspectos históricos e epistemológicos do desenvolvimento do conceito função mediante uso das noções de atos de entendimento e obstáculos epistemológicos. Em seguida, analisamos as concepções/definições das funções sob a perspectiva da dialética elementar x avançado. Os resultados dessas análises nos permitiram refletir acerca da dupla descontinuidade entre a Matemática escolar e a Matemática universitária apontada por Felix Klein. Dessa forma, finalizamos nosso estudo apresentando algumas considerações a respeito da formação matemática nas licenciaturas por meio da articulação da discussão da dupla descontinuidade e da dialética elementar x avançado. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre os aspectos elementares e avançados do conceito de função. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Marcílio Ferreira dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9981452958827113 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze the concept of function from the elementary x advanced dialectic. In this sense, we seek to develop a theoretical study through a conceptual analysis. We begin by studying the historical and epistemological aspects of the development of the concept of function using the notions of acts of understanding and epistemological obstacles. Then, we analyze the conceptions / definitions of the functions from the perspective of elementary x advanced dialectics. The results of these analyzes allowed us to reflect on the double discontinuity between school mathematics and university mathematics pointed out by Felix Klein. Thus, we conclude our study by presenting some considerations regarding mathematical training in undergraduate courses through the articulation of the discussion of double discontinuity and elementary x advanced dialectics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6605510533220352 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6170-2618 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Rodolfo Temoteo do.pdf | 646,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons