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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43594
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Título : | Pensamento algébrico: análise das comunicações científicas dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. |
Autor : | COUTO, Bruno da Silva |
Palabras clave : | Matemática – Estudo e ensino; Álgebra; Publicações científicas - Análise; Pesquisa bibliográfica |
Fecha de publicación : | 23-ago-2021 |
Citación : | COUTO , Bruno da Silva. Pensamento algébrico: análise das comunicações científicas dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como o pensamento algébrico vem sendo abordado nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). Discutimos sobre: álgebra, os aspectos históricos da álgebra, álgebra escolar, pensamento algébrico e as perspectivas de pensamento algébrico de Kaput (2008) e Radford (2009). Nosso estudo consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir do mapeamento das Comunicações Cientificas (CC) nos Anais do ENEM (1987 a 2019). Foi possível identificar 22 comunicações científicas a respeito do pensamento algébrico e as categorizamos de acordo com as três vertentes do pensamento algébrico de Radford (2009): pensamento algébrico Factual, pensamento algébrico Contextual e pensamento algébrico Padrão. Em linhas gerais, a maior parte dos trabalhos mapeados se encontram nas duas últimas edições do ENEM, o que nos leva a conjecturar que essa problemática parece ser uma tendência atual no campo da Educação Matemática com horizonte de crescimento no número de trabalhos acerca desse tema para os próximos eventos. Contamos que esses trabalhos buscaram investigar sobre o pensamento algébrico a partir de diversos olhares, desde as mobilizações do pensamento algébrico de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental I, até estudantes de curso superior. Acreditamos que outras pesquisas podem ser feitas a partir da nossa, no sentido de ampliar o tema por nós abordado, como por exemplo, ampliando os territórios investigados para outras produções acadêmicas como teses, dissertações, artigos publicados em periódicos, ou comunicações científicas em outros eventos, além de que outros questionamentos também podem ser explorados a partir do nosso mapeamento como: quais concepções de pensamento algébrico mais aparecem nas comunicações cientificas e quais são os autores mais abordados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43594 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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