Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43594
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | COUTO, Bruno da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T18:36:34Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T18:36:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | COUTO , Bruno da Silva. Pensamento algébrico: análise das comunicações científicas dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43594 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve o objetivo de investigar como o pensamento algébrico vem sendo abordado nos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM). Discutimos sobre: álgebra, os aspectos históricos da álgebra, álgebra escolar, pensamento algébrico e as perspectivas de pensamento algébrico de Kaput (2008) e Radford (2009). Nosso estudo consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir do mapeamento das Comunicações Cientificas (CC) nos Anais do ENEM (1987 a 2019). Foi possível identificar 22 comunicações científicas a respeito do pensamento algébrico e as categorizamos de acordo com as três vertentes do pensamento algébrico de Radford (2009): pensamento algébrico Factual, pensamento algébrico Contextual e pensamento algébrico Padrão. Em linhas gerais, a maior parte dos trabalhos mapeados se encontram nas duas últimas edições do ENEM, o que nos leva a conjecturar que essa problemática parece ser uma tendência atual no campo da Educação Matemática com horizonte de crescimento no número de trabalhos acerca desse tema para os próximos eventos. Contamos que esses trabalhos buscaram investigar sobre o pensamento algébrico a partir de diversos olhares, desde as mobilizações do pensamento algébrico de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental I, até estudantes de curso superior. Acreditamos que outras pesquisas podem ser feitas a partir da nossa, no sentido de ampliar o tema por nós abordado, como por exemplo, ampliando os territórios investigados para outras produções acadêmicas como teses, dissertações, artigos publicados em periódicos, ou comunicações científicas em outros eventos, além de que outros questionamentos também podem ser explorados a partir do nosso mapeamento como: quais concepções de pensamento algébrico mais aparecem nas comunicações cientificas e quais são os autores mais abordados. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Publicações científicas - Análise | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | Pensamento algébrico: análise das comunicações científicas dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1184937013012547 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to investigate how algebraic thinking has been approached in the National Meetings of Mathematics Education (ENEM). We discuss: algebra, historical aspects of algebra, school algebra, algebraic thinking and the perspectives of algebraic thinking by Kaput (2008) and Radford (2009). Our study consisted of a documentary research carried out from the mapping of Scientific Communications (CC) in the Annals of ENEM. It was possible to identify 22 scientific communications about algebraic thinking and categorized them according to the three strands of algebraic thinking by Radford (2009): Factual algebraic thinking, Contextual algebraic thinking and Standard algebraic thinking. In general terms, most of the mapped works are found in the last two editions of ENEM, which leads us to conjecture that this issue seems to be a current trend in the field of Mathematics Education with a horizon of growth in the number of works on this topic for upcoming events. We say that these works sought to investigate algebraic thinking from different perspectives, from the mobilizations of algebraic thinking by children from the early years of elementary school to college students. We believe that other researches can be done from ours, in order to broaden the topic addressed by us, for example, expanding the investigated territories to other academic productions such as theses, dissertations, articles published in journals, or scientific communications in other events, in addition to other questions that can also be explored from our mapping, such as: which conceptions of algebraic thought appear most in scientific communications and which authors are most discussed | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
COUTO, Bruno da Silva.pdf | 408,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons