Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43592

Compartilhe esta página

Título: O uso do desenho animado Cyberchase como forma de introduzir o ensino de equações polinomiais do1º grau.
Autor(es): BRITO, Michael Paulino Soares de
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Equações - Estudo e ensino; Aprendizagem - Recursos audiovisuais
Data do documento: 22-Jul-2021
Citação: BRITO, Michael Paulino Soares de. O uso do desenho animado Cyberchase como forma de introduzir o ensino de equações polinomiais do1º grau. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Com o objetivo de analisar a utilização de um episódio do desenho Cyberchase como forma de introduzir o conceito de equação polinomial do primeiro grau aplicamos um questionário com dez alunos em uma turma do 7º ano dos Anos Finais de uma escola da rede privada da cidade de Caruaru. Utilizando a Teoria do Antropológico Didático, criada pelo didata francês Yves Chevallard, explicitamos a apresentação dos elementos algébricos presentes no episódio e depois, analisando os dados coletados por meio da aplicação do questionário, identificamos as técnicas que foram mobilizadas pelos estudantes em suas respostas, nos levando a inferir na potencialidade da utilização do desenho com estratégia para auxiliar o professor a introduzir em sala de aula os conceitos algébricos de equação, incógnita e variável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43592
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO, Michael Paulino Soares de.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons