Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43591
Share on
Title: | Discalculia: uma análise dos possíveis casos de alunos do Ensino Fundamental II. |
Authors: | BARROS, Maria Janikely Lopes |
Keywords: | Distúrbios da aprendizagem; Discalculia; Matemática – Estudo e ensino (Ensino fundamental); Educação matemática |
Issue Date: | 23-Feb-2021 |
Citation: | BARROS, Maria Janikely Lopes. Discalculia: uma análise dos possíveis casos de alunos do Ensino Fundamental II. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Nesta pesquisa buscamos investigar os transtornos relacionados a Discalculia que interferem na capacidade de compreensão dos alunos. Tal transtorno, leva-os a ter dificuldades em desenvolver as habilidades matemáticas e se manifesta por erros relacionados a compreensão de números, habilidades de contagem, solução de problemas e outros. A presente pesquisa tem como objetivo identificar possíveis casos de Discalculia em alunos do Ensino Fundamental II de escolas de ensino regular a partir do teste realizado por Silva (2016). O estudo tem como resultado a análise do teste aplicado em turmas do 6º, 7º e 8º ano em escolas do município de Caruaru/PE e Altinho/PE. Procuramos através deste estudo despertar no meio escolar uma visão de inclusão de alunos com Discalculia, apresentando as principais características e dificuldades do aluno discalcúlico. Tivemos nosso estudo embasado na pesquisa de Silva (2016), assim como em obras da literatura e ações pedagógicas que contribuem com a superação de dificuldades apresentadas por alunos com Discalculia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43591 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BARROS, Maria Janikely Lopes.pdf | 650,83 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License