Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43591

Share on

Title: Discalculia: uma análise dos possíveis casos de alunos do Ensino Fundamental II.
Authors: BARROS, Maria Janikely Lopes
Keywords: Distúrbios da aprendizagem; Discalculia; Matemática – Estudo e ensino (Ensino fundamental); Educação matemática
Issue Date: 23-Feb-2021
Citation: BARROS, Maria Janikely Lopes. Discalculia: uma análise dos possíveis casos de alunos do Ensino Fundamental II. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Nesta pesquisa buscamos investigar os transtornos relacionados a Discalculia que interferem na capacidade de compreensão dos alunos. Tal transtorno, leva-os a ter dificuldades em desenvolver as habilidades matemáticas e se manifesta por erros relacionados a compreensão de números, habilidades de contagem, solução de problemas e outros. A presente pesquisa tem como objetivo identificar possíveis casos de Discalculia em alunos do Ensino Fundamental II de escolas de ensino regular a partir do teste realizado por Silva (2016). O estudo tem como resultado a análise do teste aplicado em turmas do 6º, 7º e 8º ano em escolas do município de Caruaru/PE e Altinho/PE. Procuramos através deste estudo despertar no meio escolar uma visão de inclusão de alunos com Discalculia, apresentando as principais características e dificuldades do aluno discalcúlico. Tivemos nosso estudo embasado na pesquisa de Silva (2016), assim como em obras da literatura e ações pedagógicas que contribuem com a superação de dificuldades apresentadas por alunos com Discalculia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43591
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARROS, Maria Janikely Lopes.pdf650,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons