Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43591

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Janikely Lopes-
dc.date.accessioned2022-03-29T18:35:43Z-
dc.date.available2022-03-29T18:35:43Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Janikely Lopes. Discalculia: uma análise dos possíveis casos de alunos do Ensino Fundamental II. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43591-
dc.description.abstractNesta pesquisa buscamos investigar os transtornos relacionados a Discalculia que interferem na capacidade de compreensão dos alunos. Tal transtorno, leva-os a ter dificuldades em desenvolver as habilidades matemáticas e se manifesta por erros relacionados a compreensão de números, habilidades de contagem, solução de problemas e outros. A presente pesquisa tem como objetivo identificar possíveis casos de Discalculia em alunos do Ensino Fundamental II de escolas de ensino regular a partir do teste realizado por Silva (2016). O estudo tem como resultado a análise do teste aplicado em turmas do 6º, 7º e 8º ano em escolas do município de Caruaru/PE e Altinho/PE. Procuramos através deste estudo despertar no meio escolar uma visão de inclusão de alunos com Discalculia, apresentando as principais características e dificuldades do aluno discalcúlico. Tivemos nosso estudo embasado na pesquisa de Silva (2016), assim como em obras da literatura e ações pedagógicas que contribuem com a superação de dificuldades apresentadas por alunos com Discalculia.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleDiscalculia: uma análise dos possíveis casos de alunos do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5222251800019227pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxIn this research we seek to investigate disorders related to dyscalculia that interfere with students' ability to understand. Such a disorder, leads them to have difficulties in developing mathematical skills and is manifested by errors related to understanding numbers, counting skills, problem solving and others. This research aims to identify possible cases of dyscalculia in elementary school students from regular schools from the test performed by Silva (2016). The study results in the analysis of the test applied in classes of the 6th, 7th and 8th grade in schools in the municipality of Caruaru / PE and Altinho / PE. Through this study we seek to awaken in the school environment a vision of inclusion of students with Dyscalculia, presenting the main characteristics and difficulties of the Dyscalculic student. Our study was based on Silva's research (2016), as well as on works of literature and pedagogical actions that contribute to overcoming difficulties presented by students with Dyscalculia.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARROS, Maria Janikely Lopes.pdf650,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons