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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43590

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Título: Da escola para a vida ou para a prova?
Autor(es): AQUINO, Elton Douglas Silva de
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Ensino – Qualidade; Aprendizagem - Avaliação; Exames - Conhecimentos e aprendizagem
Data do documento: 20-Abr-2021
Citação: AQUINO, Elton Douglas Silva de. Da escola para a vida ou para a prova? 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Após pensar numa proposta de aulas com ensino duradouro ou que vislumbram a preparação para provas externas, buscamos identificar quais as concepções dos docentes mediante a prerrogativa apresentada, através da análise das percepções de três esferas: aprendizagem, currículo e avaliação da aprendizagem. Instigados por discussões em disciplinas relacionadas, e por se deparar com este questionamento no ato do ensino, fomos incitados a investigar quais posturas dos docentes diante das esferas supracitadas. Para tal, contamos com a participação de cinco professores de Matemática do Ensino Médio de Pernambuco, por intermédio de questionário online. Onde utilizamos de onze questões para englobar as três esferas de percepções, tanto de forma isolada, quanto as correlacionando. Inicialmente, buscamos as concepções sobre aprendizagem de forma geral (Franco, 2009), consequente com as filosofias que permeiam a aprendizagem (Moreira, 1999), debruçamo-nos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003). Para diagnóstico de currículo, utilizamos dos documentos LDB, BNCC e PCN, pautadas em críticas e discussões com Sacristán e Gómez (1998) e Vieira (2020). Analisamos o processo avaliativo (Luckesi, 2000 e 2002), como também a distinção entre avaliação e exame (Álvarez Méndez, 2002; Moretto, 2006 e Pacheco, 2014). Relacionamos as avaliações com os currículos, e consecutivamente, com a aprendizagem, que permeia todo processo, pautados em Bauman (2011) e Larrosa (2002). Averiguamos que de modo geral, os docentes sofrem influência das avaliações externas na elaboração de suas avaliações. Entretanto, demonstram interesse no desenvolvimento de propostas educativas e avaliativas que transcendam a realização de provas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43590
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