Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43590

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorAQUINO, Elton Douglas Silva de-
dc.date.accessioned2022-03-29T18:35:09Z-
dc.date.available2022-03-29T18:35:09Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationAQUINO, Elton Douglas Silva de. Da escola para a vida ou para a prova? 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43590-
dc.description.abstractApós pensar numa proposta de aulas com ensino duradouro ou que vislumbram a preparação para provas externas, buscamos identificar quais as concepções dos docentes mediante a prerrogativa apresentada, através da análise das percepções de três esferas: aprendizagem, currículo e avaliação da aprendizagem. Instigados por discussões em disciplinas relacionadas, e por se deparar com este questionamento no ato do ensino, fomos incitados a investigar quais posturas dos docentes diante das esferas supracitadas. Para tal, contamos com a participação de cinco professores de Matemática do Ensino Médio de Pernambuco, por intermédio de questionário online. Onde utilizamos de onze questões para englobar as três esferas de percepções, tanto de forma isolada, quanto as correlacionando. Inicialmente, buscamos as concepções sobre aprendizagem de forma geral (Franco, 2009), consequente com as filosofias que permeiam a aprendizagem (Moreira, 1999), debruçamo-nos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003). Para diagnóstico de currículo, utilizamos dos documentos LDB, BNCC e PCN, pautadas em críticas e discussões com Sacristán e Gómez (1998) e Vieira (2020). Analisamos o processo avaliativo (Luckesi, 2000 e 2002), como também a distinção entre avaliação e exame (Álvarez Méndez, 2002; Moretto, 2006 e Pacheco, 2014). Relacionamos as avaliações com os currículos, e consecutivamente, com a aprendizagem, que permeia todo processo, pautados em Bauman (2011) e Larrosa (2002). Averiguamos que de modo geral, os docentes sofrem influência das avaliações externas na elaboração de suas avaliações. Entretanto, demonstram interesse no desenvolvimento de propostas educativas e avaliativas que transcendam a realização de provas.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – Qualidadept_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectExames - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titleDa escola para a vida ou para a prova?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1045161935918997pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxStunned by the problem of teaching proposals being based on lasting perspectives or envisioning preparation for external tests, we seek to identify the teachers' conceptions through the presented prerogative, through the analysis of the perceptions of three facets: learning, curriculum and learning assessment. Instigated by discussions in related disciplines, and by facing this question in the act of teaching, we were prompted to investigate which professors' attitudes towards this one. To this end, we counted on the participation of five high school mathematics teachers from Pernambuco, through an online questionnaire. Where we use eleven questions to encompass the three facets of perceptions, both in isolation and correlating them. Initially, we sought the conceptions about learning in general (Franco, 2009), consistent with the philosophies that permeate learning (Moreira 1999), we focus on the Theory of Meaningful Learning (Ausubel 2003). For curriculum diagnosis, we used the documents LDB, BNCC and PCN, based on criticisms and discussions with Sacristán and Gómez (1998) and Vieira (2020). We analyzed the evaluation process (Luckesi 2000 and 2002), as well as the distinction between evaluation and examination (Álvarez Méndez 2002, Moretto 2006 and Pacheco 2014). We relate the evaluations to the curricula, and consecutively, to the learning, which permeates the whole process, based on Bauman (2011) and Larrosa (2002). We found that, in general, teachers are influenced by external evaluations in the preparation of their evaluations. However, they show interest in the development of educational and evaluative proposals that transcend the realization of tests.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AQUINO, Elton Douglas Silva de.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons