Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43589

Share on

Title: Desigualdade social e educacional: uma avaliação acerca das experiências dos discentes do curso de matemática no CAA na perspectiva de Bourdieu.
Authors: ANJOS, Dayse Daniela de Carvalho dos
Keywords: Educação matemática; Matemática – Estudo e ensino; Professores – Formação; Disparidades regionais - Educação
Issue Date: 29-Jun-2021
Citation: ANJOS, Dayse Daniela de Carvalho dos. Desigualdade social e educacional: uma avaliação acerca das experiências dos discentes do curso de matemática no CAA na perspectiva de Bourdieu. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Estabelecer reflexões que possibilitem entender como a sociedade se posiciona em relação aos problemas sociais, educacionais, bem como as desigualdades, é de suma importância para que conheçamos como nossa sociedade foi formada. A análise desse contexto nos permitiu encontrar respostas para o nosso objeto de estudo; que foi compreender os impactos da desigualdade social na aprendizagem. Alguns dos passos para entendermos melhor essas repercussões, é avaliar algumas particularidades da educação em relação às desigualdades na conjuntura social, bem como, avaliar as principais diferenças sociais existentes entre as escolas públicas e privadas no Brasil. Através de uma breve passagem pela história do Brasil, foi possível observar, como o país desde o início da sua história apresenta traços de desigualdade, e mesmo passados 520 anos o nosso país ainda apresenta um alto nível de desequilíbrio entre os mais ricos e os mais pobres. Ao longo do tempo as disparidades continuam presentes e o ingresso ao ensino superior continua restrito. Embora haja muito avanço, ainda é necessário viabilizar mais oportunidades de acesso à educação, a fim de que possa proporcionar qualidade de vida para milhões de brasileiros. Pois o conhecimento é a chave de acesso para a reflexão, crescimento e a busca da equidade de direitos. Foi possível perceber, em nosso estudo, que a desigualdade social não é o único fator responsável pelos impactos de desequilíbrio na educação. Vimos também que outros fatores como: as relações familiares, as desigualdades de renda, as relações sociais, religiosas e até mesmo o local de nascimento dos indivíduos são fatores que podem de certa forma, repercutir direta ou indiretamente na aprendizagem. Através da pesquisa realizada para este trabalho, foi possível perceber como os futuros docentes em matemática relatam o apoio familiar e incentivo recebido para cursar o ensino superior.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43589
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANJOS, Dayse Daniela de Carvalho dos.pdf421,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons