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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43589

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcílio Ferreira dos-
dc.contributor.authorANJOS, Dayse Daniela de Carvalho dos-
dc.date.accessioned2022-03-29T18:34:53Z-
dc.date.available2022-03-29T18:34:53Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationANJOS, Dayse Daniela de Carvalho dos. Desigualdade social e educacional: uma avaliação acerca das experiências dos discentes do curso de matemática no CAA na perspectiva de Bourdieu. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43589-
dc.description.abstractEstabelecer reflexões que possibilitem entender como a sociedade se posiciona em relação aos problemas sociais, educacionais, bem como as desigualdades, é de suma importância para que conheçamos como nossa sociedade foi formada. A análise desse contexto nos permitiu encontrar respostas para o nosso objeto de estudo; que foi compreender os impactos da desigualdade social na aprendizagem. Alguns dos passos para entendermos melhor essas repercussões, é avaliar algumas particularidades da educação em relação às desigualdades na conjuntura social, bem como, avaliar as principais diferenças sociais existentes entre as escolas públicas e privadas no Brasil. Através de uma breve passagem pela história do Brasil, foi possível observar, como o país desde o início da sua história apresenta traços de desigualdade, e mesmo passados 520 anos o nosso país ainda apresenta um alto nível de desequilíbrio entre os mais ricos e os mais pobres. Ao longo do tempo as disparidades continuam presentes e o ingresso ao ensino superior continua restrito. Embora haja muito avanço, ainda é necessário viabilizar mais oportunidades de acesso à educação, a fim de que possa proporcionar qualidade de vida para milhões de brasileiros. Pois o conhecimento é a chave de acesso para a reflexão, crescimento e a busca da equidade de direitos. Foi possível perceber, em nosso estudo, que a desigualdade social não é o único fator responsável pelos impactos de desequilíbrio na educação. Vimos também que outros fatores como: as relações familiares, as desigualdades de renda, as relações sociais, religiosas e até mesmo o local de nascimento dos indivíduos são fatores que podem de certa forma, repercutir direta ou indiretamente na aprendizagem. Através da pesquisa realizada para este trabalho, foi possível perceber como os futuros docentes em matemática relatam o apoio familiar e incentivo recebido para cursar o ensino superior.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectDisparidades regionais - Educaçãopt_BR
dc.titleDesigualdade social e educacional: uma avaliação acerca das experiências dos discentes do curso de matemática no CAA na perspectiva de Bourdieu.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3007861256159270pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.description.abstractxEstablishing reflections that make it possible to understand how society positions itself in relation to social and educational problems, as well as inequalities, is of paramount importance for us to know how our society was formed. The analysis of this context allowed us to find answers to our object of study; understanding the impacts of social inequality on learning. Some of the steps to better understand these repercussions is to evaluate some particularities of education in relation to inequalities in the social conjuncture, as well as to evaluate the main social differences existing between public and private schools in Brazil. Through a brief passage through the history of Brazil, it was possible to observe how the country since the beginning of its history has traces of inequality, and even after 520 years our country still has a high level of imbalance between the richest and the poorest. Over time the disparities remain present and the entry into higher education remains restricted. Although there is much progress, it is still necessary to enable more opportunities for access to education, so that it can provide quality of life for millions of Brazilians. For knowledge is the key to access for reflection, growth and the search for equity of rights. It was possible to perceive, in our study, that social inequality is not the only factor responsible for the impacts of imbalance in education. We also saw that other factors such as: family relationships, income inequalities, social and religious relationships and even the place of birth of individuals are factors that can in some way, have a direct or indirect impact on learning. Through the research carried out for this work, it was possible to perceive how future teachers in mathematics report family support and encouragement received to attend higher education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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