Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43582

Comparte esta pagina

Título : Matemática e música: uma proposta didático-matemática para abordagem da progressão geométrica no ensino médio.
Autor : ALVES, Thomas Frutuoso
Palabras clave : Matemática – Estudo e ensino; Séries geométricas; Música no ensino de Matemática; Didática - Ensino médio
Fecha de publicación : 2-ago-2021
Citación : ALVES, Thomas Frutuoso. Matemática e música: uma proposta didático-matemática para abordagem da progressão geométrica no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : Este trabalho apresenta e discute o ensino de sequências numéricas, especificamente a progressão geométrica (PG) por meio de uma proposta didático-matemático articulado a música enquanto linguagem artística. Nessa perspectiva objetivou-se: Investigar uma proposta interdisciplinar, matemática e música, para abordagem no Ensino Médio do conceito de progressão geométrica numa perspectiva didático-matemático articulada com uma reflexão das múltiplas inteligências. Para isto tomamos como pressupostos teóricos a Teoria das Múltiplas Inteligência (TMI) concebida por Howard Gardner e a Teoria da Idoneidade Didática de Juan Godino. A abordagem da proposta didática interdisciplinar tem como foco a etapa de escolaridade do Ensino Médio, do conceito de progressão geométrica operacionalizando as seis facetas de Idoneidade Didática (Epistêmica, Cognitiva, Interacional, Mediacional, Emocional e Ecológica). Por meio deste estudo, de natureza qualitativa, foi possível, constatar que a proposta é potencialmente significativa contribuindo para a construção conceitual na abordagem articulada de um conceito matemático por meio de uma linguagem artística, em nosso caso, a música. As facetas mobilizadas clarificam critérios importantes para abordagens idôneas com o conceito de Progressão Geométrica.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43582
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Thomas Frutuoso.pdf939,1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons