Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43582
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | ALVES, Thomas Frutuoso | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T15:16:05Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T15:16:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Thomas Frutuoso. Matemática e música: uma proposta didático-matemática para abordagem da progressão geométrica no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43582 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta e discute o ensino de sequências numéricas, especificamente a progressão geométrica (PG) por meio de uma proposta didático-matemático articulado a música enquanto linguagem artística. Nessa perspectiva objetivou-se: Investigar uma proposta interdisciplinar, matemática e música, para abordagem no Ensino Médio do conceito de progressão geométrica numa perspectiva didático-matemático articulada com uma reflexão das múltiplas inteligências. Para isto tomamos como pressupostos teóricos a Teoria das Múltiplas Inteligência (TMI) concebida por Howard Gardner e a Teoria da Idoneidade Didática de Juan Godino. A abordagem da proposta didática interdisciplinar tem como foco a etapa de escolaridade do Ensino Médio, do conceito de progressão geométrica operacionalizando as seis facetas de Idoneidade Didática (Epistêmica, Cognitiva, Interacional, Mediacional, Emocional e Ecológica). Por meio deste estudo, de natureza qualitativa, foi possível, constatar que a proposta é potencialmente significativa contribuindo para a construção conceitual na abordagem articulada de um conceito matemático por meio de uma linguagem artística, em nosso caso, a música. As facetas mobilizadas clarificam critérios importantes para abordagens idôneas com o conceito de Progressão Geométrica. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Séries geométricas | pt_BR |
dc.subject | Música no ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Didática - Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Matemática e música: uma proposta didático-matemática para abordagem da progressão geométrica no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6833259514061522 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work presents an discusses the teaching numerical sequences, specifically geometric progression (GP) through a didactic-mathematical proposal articulated with music as an artistic language. In such perspective, the objective was: carrying out a bibliographic survey of pedagogical works and practices developed in Brazil and abroad that unites Mathematics and Music; building a didactic, interdisciplinary proposal that provides an intersection between these two areas, based on the assumptions of the Theory of Multiple Intelligence (MIT) conceived by Howard Gardner and the Theory of Didactic Proficiency by Juan Godino. Approach of the interdisciplinary didactic proposal focuses on the stage of high school education, the concept of geometric progression operationalizing the six facets of Diatic Suitability (Epistemic, Cognitive, Interactional, Mediational, Emotional and Ecological). Through this qualitative study, it was possible to verify that the proposal is potentially significant, contributing to the conceptual construction in the articulated approach of a mathematical concept through an artistic language, in our case, music. The mobilized facets clarify important criteria for suitable approaches with the concept of Geometric Progression. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES, Thomas Frutuoso.pdf | 939,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons