Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43582

Compartilhe esta página

Título: Matemática e música: uma proposta didático-matemática para abordagem da progressão geométrica no ensino médio.
Autor(es): ALVES, Thomas Frutuoso
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Séries geométricas; Música no ensino de Matemática; Didática - Ensino médio
Data do documento: 2-Ago-2021
Citação: ALVES, Thomas Frutuoso. Matemática e música: uma proposta didático-matemática para abordagem da progressão geométrica no ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho apresenta e discute o ensino de sequências numéricas, especificamente a progressão geométrica (PG) por meio de uma proposta didático-matemático articulado a música enquanto linguagem artística. Nessa perspectiva objetivou-se: Investigar uma proposta interdisciplinar, matemática e música, para abordagem no Ensino Médio do conceito de progressão geométrica numa perspectiva didático-matemático articulada com uma reflexão das múltiplas inteligências. Para isto tomamos como pressupostos teóricos a Teoria das Múltiplas Inteligência (TMI) concebida por Howard Gardner e a Teoria da Idoneidade Didática de Juan Godino. A abordagem da proposta didática interdisciplinar tem como foco a etapa de escolaridade do Ensino Médio, do conceito de progressão geométrica operacionalizando as seis facetas de Idoneidade Didática (Epistêmica, Cognitiva, Interacional, Mediacional, Emocional e Ecológica). Por meio deste estudo, de natureza qualitativa, foi possível, constatar que a proposta é potencialmente significativa contribuindo para a construção conceitual na abordagem articulada de um conceito matemático por meio de uma linguagem artística, em nosso caso, a música. As facetas mobilizadas clarificam critérios importantes para abordagens idôneas com o conceito de Progressão Geométrica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43582
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Thomas Frutuoso.pdf939,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons